sexta-feira, 25 de outubro de 2019


CATABOLISMO, é melhor evitar.


A prática de atividade física tem sido frequentemente associada à melhoria da qualidade de vida. Quando a atividade física é praticada de forma planejada e regular, passa a ser considerada exercício físico. O planejamento e a prescrição do exercício devem ser elaborados a partir de princípios, como sobrecarga, individualidade biológica, nível de condicionamento, diferentes capacidades adaptativas, psicológicas e de desenvolvimento físico.

As adaptações orgânicas frente ao exercício são mediadas por diversos processos. O organismo sofre uma fase inicial chamada Catabolismo, que é caracterizada por adaptações bioquímicas, metabólicas, hormonais, imunes e aumento da intolerância ao esforço, é nessa situação metabólica que o organismo utiliza suas próprias reservas para repor energia e tecidos desgastados, principalmente durante o exercício. Além de ter uma diminuição da massa magra, a pessoa terá redução de desempenho.

Em esforços prolongados, há utilização de aminoácidos como fonte de energia durante o exercício. Os chamados aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA's) que por sua vez compõem aproximadamente 30% das proteínas musculares e se tornaram extremamente conhecidos por sua utilização como suplemento para garantir a manutenção da massa magra em esforços de longa duração, que podem provocar o Catabolismo do tecido muscular, por causa da diminuição da síntese protéica. Além de ocorrer durante o exercício, o catabolismo também ocorre em situações de estresse devido a alterações do hormônio cortisol, que realiza diversas funções no corpo, como ações anti-inflamatórias e respostas imunes. O jejum é um exemplo dessas situações.




Referências utilizadas Disponível em:<



Estagiária Tatiane Pierri Barbosa


Nenhum comentário:

Postar um comentário