terça-feira, 29 de outubro de 2019


Sal de Ervas



Segundo a OMS, a Organização Mundial da Saúde, os adultos devem consumir menos de 5 gramas de sal por dia – o equivalente a menos de uma colher de chá rasa –, mas os brasileiros estão muito acima dessa recomendação e consomem em torno de 12 gramas ao dia.

Esse elevado consumo de sódio está dentre os fatores nutricionais que se associam à alta prevalência de hipertensão arterial, insuficiência renal e problemas cardiovasculares. Porém ao retirar o sal da dieta, uma das queixas habituais dos pacientes é que sem o sal os alimentos "perdem" o sabor.

Desta forma, buscando melhorar a palatabilidade e reduzir o consumo de sal, novas opções de condimentos devem ser introduzidas nas preparações diárias para realçar o sabor e estimular hábitos alimentares saudáveis, como a utilização do sal de ervas que é uma preparação que realça o sabor e o aroma dos pratos, ajudando a diminuir a quantidade de sal utilizada nas preparações.

Nas ervas é possível encontrar os fitoquímicos, que é um dos principais grupos de antioxidantes. Os compostos fenólicos que são antioxidantes não enzimáticos, que combatem os radicais livres e aparecem como os responsáveis pelas propriedades aromáticas, e também participam na prevenção de problemas cardiovasculares, estimula o sistema digestivo e potencializa o sistema imune, 

Dentre as ervas mais usadas estão o alecrim, manjericão, manjerona, orégano, Salsinha e sálvia.

A receita-base consiste em uma parte de sal, para três partes de ervas, então, para cada 100 gramas de sal são necessários 300 gramas de ervas.
Recomenda-se lavar bem e secar as ervas frescas antes de utilizá-las. Para realizar a mistura será necessário um liquidificador ou processador, o sal escolhido pode variar de acordo com a preferencia. Armazenar em um recipiente fechado e em local arejado.

Confira algumas sugestões de combinações:
Receita 1 – 1 pacote de alecrim, 1 pacote de manjericão, 1 pacote de manjerona, 1 pacote de orégano, 1 pacote de salsinha e 200g de sal comum.
Receita 2 – 1 xícara de chá de sal grosso, 1 xícara de chá de orégano, 1 xícara de chá de alecrim, 1 xícara de chá de sálvia.
Receita 3 – 25g de manjericão, 15g de orégano, 10g de salsinha, 100g de sal.






Estagiária Tatiane Pierri Barbosa


Nenhum comentário:

Postar um comentário