sexta-feira, 8 de novembro de 2019


Kefir



São grãos compostos por microrganismos imobilizados em uma matriz proteica e polissacarídea, onde diversas espécies de bactérias e leveduras coexistem de forma simbiótica. Quando adicionados ao leite que podem ser de vaca, cabra, ovelha ou búfala, à água com açúcar mascavo, sucos de frutas, extrato de soja, entre outros, as bactérias presentes no Kefir iniciam um processo de fermentação, produzindo compostos bioativos e uma bebida probiótica.

O Kefir possui diversos atributos nutricionais, tais como vitaminas do complexo B, minerais e aminoácidos essenciais, imprescindíveis para a manutenção de funções vitais do ser humano. Além de possuir também proteínas que são relativamente digeridas e facilmente utilizadas pelo organismo.

Os grãos de Kefir promovem efeitos benéficos, resultantes de 3 mecanismos diferentes, ação direta dos microrganismos, ação indireta através dos metabolitos produzidos durante a fermentação ou por meio dos produtos gerados na quebra da matriz alimentar, como por exemplo peptídeos. Esses mecanismos influenciam no aumento da população da microbiota intestinal do hospedeiro. Promovendo efeitos positivos nos sintomas de constipação, e melhoram os índices de satisfação intestinal, aceleram o trânsito colônico, além de possuir potencial para ser usado como alimento funcional, Pois é associado a redução de risco de diversas doenças como hipertensão, alergias, infecções, isquemia, distúrbios do trato gastrointestinal, além de apresentar propriedades anti-carcinogênicas, anti-inflamatórias e estimuladores do sistema imune, e prevenção de câncer de cólon, o que destaca ainda mais sua importância e função na saúde e no bem-estar do ser humano.


Referências utilizadas Efeitos do consumo de Kefir sobre risco para Doença Cardiovascular. Disponível em: < http://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/20842/1/Bruna%20Corr%c3%aaa%20Rojas.pdf>; Efeitos da Suplementação de Kefir em  Mulheres com queixas Gastrointestinais. Disponível em: < https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/16045/1/LRCP15102019.pdf>


Estagiária Tatiane Pierri Barbosa


Nenhum comentário:

Postar um comentário