Muito se tem discutido sobre a inflamação associada ao consumo de leite. Recentemente, a Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), em parceria com a Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN), realizou uma análise de dados científicos, e as evidências até o momento não indicam que o leite de vaca ou seus derivados sejam inflamatórios.
É importante destacar que estamos tratando de pessoas que não têm intolerância à lactose. Para aqueles que apresentam intolerância, existe a opção de ingerir a enzima lactase para minimizar o desconforto causado pelo leite e seus derivados. É fundamental que qualquer pessoa que suspeite de intolerância busque um profissional de saúde habilitado para avaliar o nível dessa intolerância e orientar sobre opções alimentares ricas em proteínas.
Vários estudos sugerem que a ingestão de laticínios pode melhorar biomarcadores inflamatórios em adultos, explicando os mecanismos envolvidos nesse benefício. O consumo de leite só estará associado a processos inflamatórios em pessoas diagnosticadas com Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV). Nesse caso, é recomendado que essas pessoas excluam completamente qualquer quantidade de leite, derivados e produtos que contenham leite em sua composição.
Além disso, observou-se que o consumo de leite está associado a diversos benefícios para a saúde, incluindo a prevenção de doenças crônicas, cardiovasculares, osteoporose e melhorias no desempenho cognitivo, entre outros.
Para uma análise mais detalhada, é aconselhável ler o documento na íntegra por meio do link: https://abran.org.br/media/files/abran_consenso_leite.pdf
Escrito por: Manoel Queiroz
Nenhum comentário:
Postar um comentário