O açúcar branco é um dos maiores problemas em termos de nutrição e também de saúde em geral. Principalmente porque contribui para a progressão de algumas doenças graves como a diabetes. É por isso que alternativas mais saudáveis vão surgindo no mercado ao longo do tempo, e o xilitol é uma das melhores opções disponíveis. O açúcar refinado dessa forma foi substituído na mesa e nas receitas de muitas pessoas. Porque agora sabemos mais sobre os perigos e malefícios do açúcar refinado para a saúde quando consumido em excesso. Estudos mostram que o açúcar é um problema de saúde pública atualmente, principalmente para quem busca perder peso. Então, para ter um dia a dia mais saudável e bons hábitos alimentares, conheça mais sobre o que é o xilitol, suas propriedades e benefícios.
PARA QUE SERVE O XILITOL?
O xilitol contém 40% menos calorias que a sacarose. Portanto, ao contrário de outros carboidratos, não necessita de insulina para o metabolismo, o que o torna adequado para diabéticos.
Isso significa que pessoas com diabetes tipo 1 ou tipo 2, pessoas que desejam perder peso e pessoas que desejam uma rotina mais saudável podem usar o xilitol.
Além das vantagens de alto teor calórico em relação a outros adoçantes, da semelhança de sabor com os adoçantes alimentares e de ser um produto natural que pode ser utilizado por pessoas com diabetes, o xilitol também é utilizado em receitas, onde pode ser incluído porque pode suportar altas temperaturas. culinária.
Os adoçantes são cada vez mais utilizados em produtos industriais, como gomas de mascar, doces e até mesmo em alguns produtos de higiene bucal.
PARA QUEM É INDICADO O USO DO XILITOL?
Como você pode ver, o xilitol é um adoçante natural de baixa caloria, por isso não é recomendado apenas para pessoas em dietas de perda de peso ou diabéticos. Na verdade, o sabor nem sempre é dos mais agradáveis, por isso é recomendado para quem procura uma alternativa ao açúcar branco ou outro adoçante. Em geral, o xilitol não tem contraindicações e pode ser usado por gestantes e pessoas com diabetes, pois possui baixo índice glicêmico e não aumenta os níveis de glicose e nem de insulina. Além disso, pesquisas recentes sugerem que o consumo de xilitol pode estar associado a vários benefícios clínicos. Geralmente é recomendado usá-lo na mesma proporção do açúcar normal. Ou seja, se precisar de uma colher de chá para adoçar o café, use a mesma quantidade de xilitol. Porém, o uso excessivo de adoçantes não é recomendado, pois pode causar desconforto no intestino delgado.Estagiário:Jean Oliveira https://www.scielo.br/j/rbcf/a/W7wsrFqVKVkT8Lsp3RzYRgx/?lang=pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário