segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Anemia na Gravidez




A anemia pode ser definida como uma deficiência de hemoglobina no sangue circulante para o transporte do oxigênio requerido para a atividade normal de um individuo ,causando uma inadequada oxigenação tecidual resultante de uma deficiência na captação,transporte,distribuição ou liberação de oxigênio.
Considera-se anemia grave quando a ocorrência de níveis de hemoglobina abaixo de 7,0 g/dl e
anemia moderada quando os valores estiverem entre 7,0g/dl e 10,0 g/dl.
Porém o consumo adequado de ferro é indispensável na gravidez, pois sua deficiência implica em riscos a Gestante e ao filho. O ferro é necessário para a formação da hemoglobina materna e fetal, o componente do sangue que transporta o oxigênio. Uma vez que o volume de sangue da mulher aumenta de 25 a 40% durante a gravidez e o bebê está produzindo células do sangue também, a necessidade de ferro aumenta, colocando a mãe em risco de anemia. Durante o último trimestre de gravidez, o bebê retira da mãe uma parte das reservas de ferro necessárias durante os primeiros seis meses de vida.  o aumento de volume de sangue e dos estoques de ferro ajudam o corpo a se ajustar, de certa forma, à perda de sangue que ocorre durante o parto.

Estudos indicam que mulheres com anemia durante a Gravidez apresentam alto risco de parto prematuro e de nascimento do bebê com baixo peso. No entanto existem formas de se prevenir esse problema como o controle pré natal e a visita a um nutricionista que deve indicar a suplementação de ferro. 
A maioria dos médicos recomenda suplementos de ferro para as suas pacientes grávidas. No Brasil, o Ministério da Saúde recomenda prescrição de 40 a 60 mg de ferro elementar três vezes por dia para prevenir a anemia , mesmo que a quantidade recomendada possa ser bem menor (a Organização Mundial da Saúde recomenda 30 mg de ferro elementar por dia. Isso se deve ao fato de os suplementos de ferro não serem completamente absorvidos. Tomar 30 mg de ferro elementar por dia assegurará que a mulher grávida absorva efetivamente a quantidade diária recomendada de ferro.

Os suplementos de ferro são mais bem absorvidos se tomados com alimentos ricos em vitamina C.










  fonte:  http://www.scielo.br/pdf/rbsmi/v3n4/18892.pdf

Bruna  Naves de Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário