terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Cuidados com as crianças esportistas


Quando o assunto é criança a atenção deve ser muito maior, principalmente durante os treinos. A criança tem um maior risco a desenvolver as doenças provocadas pelo calor quando se exercitam em locais quentes e úmidos.
O organismo produz calor constantemente sendo necessária a regulação desta temperatura que pode ser feita através da dissipação do calor pela pele.
A hidratação é muito importante para que haja a reposição destes líquidos e não ocorra a desidratação e perda excessiva de líquidos.

O que ajuda no aumento da temperatura corporal das crianças é a razão da superfície e da massa corporal que é maior do que em adultos.
Alguns sintomas que podem ser apresentados por uma criança que sofre de desidratação ou de problemas na regulação da temperatura corporal são: tonturas, dor de cabeça, sede excessiva, pele muito avermelhada, náuseas e cansaço.

Para crianças que praticam atividade física o ideal é o consumo de bebidas esportivas que contenham carboidratos e sódio antes, durante e depois do exercício mesmo que não tenham sede; uma adaptação ao calor e um bom condicionamento físico também ajudam a uma melhor hidratação.
É muito importante a atenção dos pais e dos treinadores para prevenção das doenças provocadas pelo calor, além do cuidado constante com a hidratação da criança esportista.
Postado por: Larissa Antunes e Vitória Régia

Referencias Bibliográficas:

 

Brown R.A. CRIANÇAS E EXERCÍCIOS FÍSICOS EM AMBIENTE QUENTE. Disponivel em: http://www.gssi.com.br/artigo/84/criancas-e-exercicios-fisicos-em-ambiente-quente

Acesso em: 22/02/2011


Nenhum comentário:

Postar um comentário