terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Saúde dos olhos

A visão é um dos sentidos que o ser humano mais confia, e a alimentação tem um papel fundamental na manutenção da saúde dos órgãos responsáveis pela mesma.
Com o processo de envelhecimento, ocorrem alterações fisiológicas como a diminuição da percepção. Além disso, torna-se comum, em idosos principalmente, a deficiência de  vitaminas devido a diversos fatores como a dificuldade de preparar as refeições por conta da habilidade física diminuída e  o desconhecimento do valor nutricional dos alimentos.  Então, é necessária a ingestão de certos nutrientes que irão proporcionar benefícios ao organismo como vitamina A, C e E.
A vitamina A é essencial para o funcionamento da visão, normalmente encontrada em suas fontes na forma de retinol, constitui a pigmentação dos olhos, e nos permite enxergar. Está presente em alimentos como: Abóbora, mamão, manga, cenoura e fígado.
Os vegetais de folhas verdes, principalmente o espinafre, fornecem nutrientes essenciais para prevenção de doenças como a catarata.
Um nutriente considerado muito importante na saúde ocular é a luteína, que pode ser encontrada em ovos e cenoura. Frutas cítricas fornecem também vitamina c, um poderoso antioxidante.
Outro nutriente considerado importante é a vitamina E, encontrada em azeite extra virgem, e nozes.
Além da alimentação, os olhos precisam de outros cuidados como:
-Usar óculos escuros em ambiente com excesso de claridade.
-Tomar cuidado com maquiagens e produtos que usar ao redor dos olhos.
-Só usar óculos de grau e lentes, se prescrito por um oftalmologista.

Postado por: Felipe Vazami e Lilian Taeko.
Referência Bibliográfica
 Ramalho, A. Vitamina C, E e b-caroteno na Saúde do Idoso. Disponível em http://www.nutraceutica.com.br/saudenamaturidade/Centro/antioxidantes.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário