terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Aveia


Aveia é um cereal de excelente valor nutricional que pode ser consumido na forma de flocos ou farelo.

Ela recebe um maior destaque entre outros cereais porque tem teor protéico de 25% de proteínas e de lipídios de 3 a 10% ,além disso a aveia é constituída  por : cálcio,ferro,vitaminas como: a B1,B2,B3 e E, carboidratos e uma grande quantidade de fibras alimentares respectivamente as fibras solúveis e as insolúveis ,as fibras presentes nos grãos de aveia são excelentes para a saúde ,pois tem ação de diminuir o colesterol e a glicemia , devido a essas funções a aveia é considerada um alimento funcional pois atua na prevenção das doenças cardiovasculares ,diabetes. Além de ser um auxiliador no funcionamento do intestino. Existem estudos que dizem que a aveia atua também no controle da pressão arterial.

A fibra solúvel presente na aveia, a chamada β-glucana retarda o esvaziamento gástrico, que tem como resultado uma maior saciedade. Também, ao entrarem em contato com a água, formam géis que tornam o bolo fecal maior e mais viscoso e, com isso, ocorre uma menor absorção de substâncias presentes neste bolo, como glicose e colesterol, devido a uma menor ação de enzimas digestivas a ação da β-glucana na diminuição do colesterol no sangue esteja ligada à diminuição na reabsorção de sais biliares nos intestinos e a eliminação desses sais nas fezes. Assim, o fígado terá que produzir mais sais biliares para compensar a perda e, como essa produção requer colesterol, mais receptores de colesterol total e LDL presentes no fígado captarão essas moléculas do sangue.

A aveia possui o amido que é rico em glúten por essa razão esse alimento não deve ser recomendado para portadores de doença celíaca.





fonte :scielo

Bruna Naves de Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário