quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Exercício e a saúde dos ossos


A saúde óssea é muito importante para a vida de todos, esportistas ou não. E os cuidados com os ossos devem ser iniciados ainda na infância. Deve-se cuidar para aumentar a massa óssea tanto quanto for possível até os trinta anos de vida, pois ai é quando a absorção de cálcio pelo organismo começa a diminuir, porém se até então o consumo desse mineral for substancial ele proverá até a senilidade. Outro fator importante é diminuir a velocidade de descalcificação e aí entra os exercícios.
Ou seja, para se garantir ossos saudáveis ao longo da vida é necessário uma boa nutrição e a atividade física que fará com que o cálcio se fixe à musculatura óssea. E ambos ajudam ainda a minimizar as modificações hormonais, que são responsáveis pelas perdas ósseas.
Os exercícios devem conter diversos e variados movimentos, trabalhando todos os grupos de músculos e a intensidade variando de moderada a intensa.
Há um teste comum que pode ser realizado em uma clínica especializada.
Já se sabe que uma vez diagnosticado a osteoporose, esta não tem cura, e sim tratamento. Mas mesmo seus portadores podem contar com os benefícios dos exercícios físicos. Quantidades adequadas de cálcio devem ser consumidas para atender à necessidade gerada pelo estímulo. Praticantes de exercícios devem ingerir no mínimo 1000 mg de cálcio por dia.
O cálcio presente nos lácteos são os mais bem absorvidos, contudo há outras boas fontes, inclusive suplementos.
Ossos saudáveis significa qualidade de vida. Cuidar da alimentação e realizar atividades físicas são práticas fundamentais. Seus ossos agradecem!

Postado por : Larissa Antunes e Vitória Régia

Referência: Boomfield A.S. Cuidando da saude dos ossos. Disponível em: www.gsi.com.br/artigo/75/sse-33-cuidando-da-saude-dos-ossos-impacto-na-nutricao-nos-exercicios-e-dos-hormonios.
Acesso em: 23/02/11

Um comentário: