quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Glutamina: um reforço para o sistema imune


A glutamina é um aminoácido e pode ser encontrada de forma mais abundante no tecido muscular, atua como fonte energética para células imunológicas e tem a capacidade de captar água para o meio intracelular, o que estimularia a síntese protéica.
É um aminoácido não essencial, o que significa que se corpo pode produzir a partir de um substrato, que no caso são o ácido glutâmico, valina e isoleucina.
Funcões:
-Manutenção do sistema imunológico
-Equilíbrio do balanço ácido/base
-Controle do volume celular
-Desintoxicação de nitrogênio e amônia
-Controle entre catabolismo e anabolismo
 Estudos indicam que a glutamina poderia auxiliar na síndrome de overtraining, muito conhecida por atletas que possuem alta sobrecarga nos treinos. Após a atividade física intensa, o sistema imune fica fragilizado, podendo expor o praticante a infecções, a glutamina atuaria nesse momento fortalecendo o sistema imune, aumentando a produção das células de defesa, e servindo de combustível para as mesmas. Além disso, níveis adequados de glutamina faz com que haja a manutenção da integridade das barreiras físicas do intestino impedindo invasões de bactérias e vírus.
A glutamina pode ser encontrada em diversas formas de proteínas como carnes, queijos e laticínios. Mas também são fontes suplementos como Whey protein, e L-glutamina na forma isolada.

Postado por : Felipe Vazami e Lilian Taeko
Referência Bibliográfica

Nenhum comentário:

Postar um comentário