quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Dietas vegetarianas e desempenho esportivo




O vegetarianismo é um regime alimentar que exclui o consumo de carnes. Porém há diferentes classificações de vegetarianos como:


- Semi- vegetariana, que ainda inclui pequenas quantidades ou consumo esporádico de determinados tipos de carne, como peixes e aves.

-Ovolactovegetarianos assim são chamadas as pessoas que incluem em sua dieta ovos e derivados do leite

- Lactovegetarianos assim se denominam as pessoas que incluem em sua dieta leite e derivados, porém diferente dos ovolactovegetarianos não se consome ovo. Esse tipo de dieta é mais comum entre a população indiana.

-Vegans ou Vegetarianos puros: é um grupo vegetariano mais restritivo,nesse grupo não se consome nenhum produto de origem animal,inclusive,ovos,leite e derivados,e mel .

Os motivos que levam um individuo a torna-se vegetarianos são muitos entre eles estão: saúde,religião , respeito e compaixão com os animais.

A adoção de dieta vegetariana tem sido associada a diversos benefícios para a saúde da população, como baixas concentrações de lipídios séricos, baixos níveis de adiposidade corporal e baixa incidência de mortes por isquemia do miocárdio, diabetes mellitus e certos tipos de câncer, além de uma maior expectativa de vida. Entretanto, também tem sido objeto de preocupação, na medida em que novos estudos realçam possíveis aspectos prejudiciais à saúde com a prática do vegetarianismo. De acordo com a American Dietetic Association, dietas vegetarianas oferecem determinados benefícios nutricionais, como a baixa ingestão de gordura saturada e colesterol - ou mesmo a não elevação desses marcadores, quando observados em relação ao envelhecimento , a alta ingestão de carboidratos, fibras dietéticas, magnésio, potássio, folato, antioxidantes como: as vitaminas C e E .

Algumas pesquisas experimentais foram realizadas no intuito de investigar a relação entre a dieta vegetariana e o desempenho esportivo,e se a dieta pode afetar, positiva ou negativamente, o desempenho de atletas de resistência e força. E a conclusão que se chegou foi que uma dieta vegetariana necessita ser bem planejada e equilibrada em termos nutricionais, sendo, assim, apropriada a todos os estágios do desenvolvimento humano, incluindo a gestação, lactação, infância e adolescência, além de proporcionar suporte adequado ao desempenho esportivo. , suprindo assim as adequações nutricionais do atleta, não prejudica o seu desempenho.





Referências bibliográficas:

http://www.scielo.org/


http://www.svb.org.br/vegetarianismo/




Bruna Naves de Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário