sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

CAFEÍNA: SUA DOSE DE ENERGIA



A cafeína está presente em diversos produtos que são comercializados e consumidos diariamente e por isso, é considerada um ergogênico natural.
O mecanismo de atuação dessa substância é a mobilização de cálcio muscular, prolongando o tempo de contração. Atua no sistema nervoso central, promovendo um estado de alerta e estimulando o trabalho cardiovascular, além de utilizar ácidos graxos (gorduras) para fins energéticos.
Atualmente é muito utilizada por esportistas para melhoria do desempenho físico. A quantidade ingerida é uma questão muito discutida, a nova legislação da Anvisa permite a comercialização de cafeína na forma isolada, como um suplemento alimentar para atletas, na dose de  210 – 420 mg por porção. A forma mais comum de apresentação da suplementação de cafeína é a cápsula.
O excesso do consumo pode trazer conseqüências como: Aumento do ritmo cardíaco, diurese, inquietação, náusea e vômitos, ansiedade e dificuldades para dormir. Para não cair no exagero, confira a tabela de composição abaixo:
Produto
Cafeína (mg)
Café expresso
110-150
Café de Coador
64-124
Café Instantâneo
40-108
Coca-Cola
46
Bebidas energéticas
80
Chocolate ao Leite
6

Postado por: Felipe Vazami e Lilian Taeko
Referência Bibliográfica
ALT IMAR I ,   L . R . ;   CYR INO,   E . S . ;   ZUCAS ,   S .M. ; OKANO, A.H.; BURINI, R.C. Cafeína: ergogênico nutricional no esporte. Braz. J. Sci. Mov., v.9, n.3, p.57-64, 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário