sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

A importância do Zinco na atividade física

                              
Durante a atividade física ocorrem diversas alterações fisiológicas ,sendo necessários ajustes cardiovasculares e respiratórios para compensar e manter o esforço realizado. O exercício físico intenso
induz a reação da produção de oxigênio,no entanto o organismo está equipado com uma série de de mecanismos de defesas antioxidantes entre eles o zinco porque ele é um mineral que participa ativamente ligado á enzima superóxido dismutase ,além de ser um potente estabilizador das membranas celulares,de proteínas estruturais,o zinco é um sinalizador de celular, o que significa que ele é um componente importante para o desenvolvimento de diversas funções no organismo, explicadas em parte pelo papel estrutural em mais de 200 enzimas e pela sua ação na estabilização de domínios de proteínas que interagem com DNA.

O zinco desempenha uma série de funções no organismo entre elas: proteção antioxidante,divisão celular,ação co-fator enzimático, divisão celular,estabilização da transcrição gênica,estabilização das membranas celulares,estoque e liberação de insulina,metabolismo da vitamina A,metabolismo energético,reposta e regulação do sistema imune,síntese de proteínas. Uma forma de compensar a ingestão dietética insuficiente de minerais e vitaminas e com isso minimizar os efeitos das espécies reativas de oxigênio associadas ao exercício físico é o uso de suplementos.

Muitos investigadores têm estudado o efeito da suplementação com micronutrientes na redução de indicadores de estresse oxidativo em atletas. A suplementação de zinco por atletas tem sido associada com maior força muscular isométrica e maior resistência. Os estudos nutricionais demonstram que os atletas geralmente consomem quantidade de zinco na dieta insuficiente para compensar as perdas aumentadas pelo suor e urina e para atender a elevada demanda bioquímica. Este nutriente merece maior atenção no aconselhamento nutricional para minimizar os danos causados pelo estresse oxidativo sobre o desempenho e a saúde dos atletas.







Fonte:


Bruna Naves de Andrade


Nenhum comentário:

Postar um comentário