segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Carboidratos e sua importância no exercício


Os carboidratos são os principais nutrientes envolvidos no fornecimento de energia ao organismo. Além de fornecer energia, os carboidratos desempenham outras funções no nosso corpo, como preservar a massa muscular através do fornecimento de energia aos músculos, facilitar o metabolismo das gorduras e garantir o bom funcionamento do sistema nervoso central.  
Nos primeiros estágios do exercício, a maior parte da energia obtida dos carboidratos deriva do glicogênio muscular. À medida que o exercício prossegue, a utilização do glicogênio muscular diminui, contribuindo menos para as necessidades de carboidratos durante o exercício. A redução da dependência do glicogênio muscular é compensada por uma maior dependência da glicemia para obtenção de energia proveniente dos carboidratos.
A ingestão de carboidratos em exercícios de média a longa duração e alta intensidade na maior parte dos casos retarda a fadiga e melhora o desempenho, além de poupar os estoques de glicogênio hepático ajudando a manter os níveis glicêmicos.
Porém, a ingestão excessiva de carboidratos pode trazer alguns problemas gastrointestinais dependendo da intensidade e duração do exercício, sendo necessário o equilíbrio. Outro motivo para evitar a ingestão de soluções altamente concentradas de carboidratos é que essas soluções retardam o esvaziamento gástrico e a absorção de líquidos.
A ingestão deve ocorrer no máximo 1hora e no mínimo 30 minutos antes do exercício. A melhor forma de ingestão é através das bebidas que contem misturas de carboidratos (frutose, maltose e glicose).

Postado por: Larissa Arnoldi e Vitória Boccomino

Jeukendrup A. SUPLEMENTAÇÃO DE CARBOIDRATOS DURANTE O EXERCÍCIO: AJUDA? QUANTO É DEMAIS?

Nenhum comentário:

Postar um comentário