segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Álcool e Esportes combinam?




Um fato é consenso, álcool e esporte não combinam. Porém quando ingerimos álcool em um happy-hour, ou durante o final de semana, talvez nem imaginemos o quanto isso pode afetar o nosso rendimento nos dias posteriores a bebedeira. Durante em média dois dias, diversos processos metabólicos no corpo humano sofrem alteração devido ao álcool, abaixo serão descritos algum deles:
-Hidratação: O álcool é um substancia extremamente tóxica para seu corpo, portanto a água será recrutada para o fígado, enquanto deveria estar sendo usada em outros processos.
-Função mental: Além de afetar diretamente a capacidade de julgamento e reflexos do individuo, o álcool diminui a velocidade do metabolismo de glicogênio, fazendo com que a oferta energética para o cérebro seja menor.
-Síntese protéica: A síntese de fibras muscular é prejudicada pelo fato do álcool prejudicar a absorção de proteínas, não se tem o aproveitamento máximo de recuperação muscular.
-Cardiovascular: Estudos mostram que o consumo de álcool aumenta o consumo de oxigênio freqüência cardíaca e pressão arterial.
Além desses malefícios a sua saúde, cada grama de álcool contém 7 calorias, enquanto carboidratos e proteínas possuem apenas 4. Segue um quadro comparativo entre as bebidas mais comuns:
Bebidas
Volume da dose
% de álcool por volume
1 taça de vinho
120ml
12%
1 lata de cerveja
360ml
4%
1 cálice de destilado
38ml
40%

 Portanto a chave é o equilíbrio, os prejuízos aparecem com o exageros e abusos, atente-se.

Referências: www.athletics.ucsd.edu
Willians, M. H., Nutrição: Para saúde, condicionamento físico e desempenho esportivo. Ed. Manole, São Paulo, 2002

Postado por: Felipe Vazami e Lilian Taeko

Nenhum comentário:

Postar um comentário