segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Chá verde



O chá é uma bebida muito consumida no mundo todo, afinal é uma bebida que pode ser consumida quente ou gelada o que significa que agrada a todos os gostos. Além disso, o chá tem sido muito estudado por seus possíveis efeitos fitoterápico.


O Chá verde tem recebido grande atenção porque tem sido considerado um anti-obesidade tal efeito, está sendo associado a diversos mecanismos biológicos e fisiológicos entre eles pode se destacar a estimulação do metabolismo lipídico pela ingestão das catequinas presentes no chá verde e a prática de exercícios físicos regulares. O que significa dizer que o chá verde isoladamente não tem o mesmo efeito termogênico que se associado a um plano alimentar adequado e claro a prática de atividade física.

A obesidade é considerada uma epidemia mundial, e as conseqüências do excesso de peso é fator de risco para uma série de doenças como: diabetes, câncer, dislipidemia,doenças cardiovasculares como a hipertensão ,entre outras. A redução de gordura corporal tem sido relatada como fator importante para a melhora do quadro de obesidade, e dentre os fatores envolvidos neste processo, a utilização do chá verde tem se mostrado de grande utilidade.
O mecanismo pelo qual o chá verde possa diminuir o percentual de gordura corporal ainda não está elucidado. Adicionalmente, ainda não existe um consenso quanto à dose e ao modo de administração ideais da utilização deste tipo de chá/suplemento para o tratamento ou a prevenção de obesidade. Sendo assim, pode-se afirmar que se o objetivo for reduzir a gordura corporal é indispensável aliar o consumo do chá verde a um plano alimentar equilibrado, com a prática freqüente de atividade física, que são consideradas condutas favoráveis para acelerar o metabolismo energético.





Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732009000200008





Bruna Naves de Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário