terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Braquicardia de repouso X Condição de saúde




Bradicardia de repouso significa uma baixa Frequência cardíaca de repouso e representa uma boa condição de saúde.
Estudos afirmam que pode haver uma relação entre treinamento físico e a diminuição da FC de repouso (baixos índices estão associados a um melhor prognóstico de saúde). Mas os estudos não são conclusivos, pois verificou-se que o principal determinante de tal resposta pode ser a condição genética favorável ( próprio de atletas) e carga de treino.
Alguns estudos comprovam que programas de treinamento mais intensos tendem a diminuir a FC de repouso e assim melhorar a condição de saúde.
Indivíduos com menor condicionamento físico ao contrário, possuem uma tendência a ter uma melhora na FC de repouso após a realização de treinos.
 É muito importante ressaltar que há uma diferença entre aptidão aeróbia e condicionamento físico.
Conclui-se desta forma que há a necessidade de mais estudos sobre o assunto nos próximos devem ser considerados fatores como nível de condicionamento físico, modulação autonômica cardíaca de base e carga de treinamento, pois provavelmente interferem nos resultados. 

Postado por: Larissa Antunes e Vitória Régia

Referencia Bibliográfica
Oliveira P.T.et al. Influência do treinamento físico sobre a freqüência cardíaca de repouso. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 15, Nº 153, Febrero de 2011. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd153/treinamento-fisico-sobre-a-frequencia-cardiaca-de-repouso.htm. Acesso: 15/02/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário