terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

A versatilidade da Linhaça


A linhaça é a semente do Linho, muito utilizada na culinária, é considerada um alimento funcional devido aos benefícios fornecidos a saúde. Quando utilizada na forma da própria semente, ela exerce a função de fibra, pois sua casca não é digerível pelo corpo humano. Em outras formas como farinha ou óleo, fornece ácidos graxos essências como Omega 3, 6 e 9. A proporção dos ômegas 3 e 6 é muito proxima a ideal para formação de prostaglandinas, que removem o excesso de sódio nos rins. Além disso os efeitos do Omega 3 estão relacionados com fatores antioxidantes e renovação celular.
 Estudos foram realizados e verificaram benefícios do consumo da semente de linhaça sobre a aterosclerose, uma vez que atua na redução do nível sangüíneo de triglicerídeos e de LDL.
Entre os diversos benefícios temos: melhora do funcionamento intestinal,  diminuição da retenção da água por auxiliar os rins a excretar água e sódio; melhora o sistema imune o que aumenta resistência do organismo . Além disso, contribui para redução dos sintomas da TPM e menopausa.
No mercado, a linhaça pode ser encontrada na forma de semente, farinha e óleo. Uma dica para o consumo é  incluir a linhaça em saladas, iogurtes, batidas com suco de frutas e até mesmo em caldos como feijão.

Postado por: Felipe Vazami e Lilian Taeko

Referência Bibliográfica:  Carrara, C. L. et al. USO DA SEMENTE DE LINHAÇA COMO NUTRACÊUTICO PARA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DA ATEROSCLEROSE.  Disponível em: http://revistas.ufg.br/index.php/REF/article/view/8774/6115

Nenhum comentário:

Postar um comentário