terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Diabetes e Educação Nutricional




Diabetes mellitus é uma doença metabólica caracterizada por um aumento da glicose no sangue. A educação em diabetes é parte imprescindível do tratamento do paciente, associado ao controle metabólico adequado, atividade física e dieta. O maior nível de conhecimento sobre a doença e suas complicações está relacionado a uma melhora da qualidade de vida, com redução do número de crises de hipoglicemia, menor número de internações hospitalares, melhor controle metabólico e maior aceitação da doença.


O Diabetes Mellitus (DM) é uma doença crônica, grave, de evolução lenta e progressiva, que acomete milhares de pessoas em todo mundo, necessitando de tratamento intensivo e orientação médica adequada. Segundo estudos realizados sobre a doença: A educação é parte essencial no controle do DM tipo 1 e consiste em um processo contínuo de alteração de hábitos de vida que requer tempo, espaço, planejamento, material didático e profissionais capacitados.

Apenas seguir a prescrição médica corretamente aplicando a dose e o tipo de insulina no momento certo não é o suficiente para a melhoria da qualidade de vida desses indivíduos. Na ausência de um tratamento definitivo é essencial a realização de uma terapêutica eficaz que consiste em insulino- terapia, mudança de hábitos de vida e educação continuada.

A educação em diabetes pode ser desenvolvida de várias maneiras, como através de dinâmicas de grupos, folhetos informativos, palestras para a população carente, colônias de fim de semana, dentre outras. As ações educativas permitem aliar lazer e cultura, proporcionando ao diabético aquisição de conhecimentos, estimulação da monitorizarão domiciliar e melhor aceitação da doença, através do trabalho conjunto de uma equipe multiprofissional formada por médicos, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, enfermeiros e educadores em diabetes.

Assim, pode-se afirmar que o controle da doença deve ser associado a propostas de educação, visando informar cada vez mais a população e proporcionando uma experiência valiosa de aprendizado.





Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302002000500011




Bruna Naves de Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário