quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Cuidado com dietas milagrosas e suplementos



Atualmente a maior parte dos atletas e esportistas busca por dietas milagrosas e suplementos que atuem de forma rápida e não raro estejam na mídia, não levando em consideração os princípios de uma boa nutrição e os riscos para a saúde. De modo geral essas práticas se instalam antes mesmo de sua avaliação cientifica, por “dietistas” e sem nenhuma consulta a um profissional.
Pelo fato dos atletas precisarem de um teor maior de proteínas, muitos esportistas acreditam que a força e a resistência muscular podem ser adquiridas somente através do consumo de grandes quantidades de alimentos e suplementos protéicos. É importante ressaltar que altas doses de proteínas devem ser evitadas uma vez que o excesso não será estocado pelo organismo, sendo o nitrogênio excedente excretado pela urina. Porém essa excreção elevada exige uma necessidade maior de consumo de água devido à incorporação do nitrogênio a uréia e esta a urina. O aumento no consumo protéico também pode provocar uma perda acentuada propiciando a desmineralização óssea, resistência periférica a insulina e gota.
O aumento da massa muscular não se dá pela ingestão isolada de proteínas é necessário o estimulo (treino) e grande aporte energético principalmente proveniente de carboidratos.
Portanto, informações efetivas e precisas sobre nutrição são parte essencial de um programa de treinamento. Consulte sempre um nutricionista.

Postado por: Larissa Antunes e Vitória Régia

Referencias Bibliográficas:
Applegate L. A MANIA DAS DIETAS E A UTILIZAÇÃO DE SUPLEMENTOS NA PRÁTICA ESPORTIVA. Disponível em: http://www.gssi.com.br/artigo/30/sse-4-a-mania-das-dietas-e-a-utilizacao-de-suplementos-na-pratica-esportiva Acesso em: 16/02/2011


Nenhum comentário:

Postar um comentário