quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Nutrição e doenças cardiovasculares .




As doenças cardiovasculares contribuem significativamente, como grupo causal, para a taxa de mortalidade em todo país. Além disso, constituem uma das principais causas de permanência hospitalar prolongada e são responsáveis pela principal alocação de recursos públicos em hospitalizações.


O conhecimento dos fatores de risco para o desenvolvimento da doença é de grande importância para o estabelecimento de estratégias de prevenção.

Entre os fatores de risco para doenças cardiovasculares:

-hábitos alimentares: consumo elevado de lipídio, colesterol, ácido graxo saturado e baixo consumo de fibras.

-hipertensão arterial, dislipidemias, o diabetes, a hipertensão arterial, obesidade, tabagismo.

- idade, sexo, vida sedentária.

Entre as estratégias de prevenção primária das doenças cardiovasculares destacam-se as mudanças no estilo de vida, entre elas, a redução na ingestão de gordura saturada, controle do peso corporal e prática de atividade física.

Estas mudanças são enfatizadas em todos os níveis de risco (baixo, médio e alto risco). A avaliação do estado nutricional é de grande utilidade e importância para o estabelecimento de estratégias de intervenção visando à prevenção de doenças cardiovasculares, uma vez que os marcadores de risco relacionados à nutrição, como os antropométricos, dietéticos podem ser modificados com a adoção de estilo de vida saudável e controle do peso corporal.





Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732004000300010



Bruna Naves de Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário