quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Ginástica, seu benefício à saúde


A ginástica é uma prática esportiva que confere ao indivíduo força, coordenação e senso de camaradagem.
Contudo, é necessário se atentar às necessidades nutricionais de crescimento, manutenção de tecido e energia extra pela freqüência da atividade, sem falar na garantia de um bom treino no dia seguinte.
Há ainda o risco das dietas que a curto prazo reduzem o peso, mas a longo prazo podem diminuir também a taxa energética e contribuem para uma perda de músculos e também com o aumento da gordura corporal.  As dietas mais rigorosas comprometem o desempenho atlético e significa risco a vários problemas de saúde, inclusive graves.
Uma dieta equilibrada é muito importante  de preferência com três refeições freqüentes e pequenas ao dia e lanches de 3 em 3 horas. Ou seja, um bom café-da-manhã, um pequeno lanche no meio da manhã, almoço, pequeno lanche no meio da tarde, jantar e um pequeno lanche à noite. Antes do treino a ingestão de nutrientes é necessária para fornecer energia, durante o treino e posteriormente para restauração das estruturas e recuperar as lesões musculares provocadas pelo exercício.
Sem esquecer que é de suma importância a ingestão hídrica, preferencialmente a água ao longo do dia, mas não juntamente com as refeições. O cardápio deve conter carboidratos (cereais, pães, frutas, verduras e legumes). Além de boas fontes de proteínas e algumas gorduras ricas em vitamina A, D, e K e carne (bovina, ave, peixe e porcos). O segredo está no equilíbrio e variedade.
Sugestão de uma dieta balanceada:
1h antes do treino: lanche rico em carboidrato, beber água ou bebida esportiva frequentemente é bom para manter o desempenho.
Durante o treino: de 125 ml a 200 ml de uma bebida esportiva a cada 10 a 15 minutos durante o treino, garante a função dos músculos.
Após o treino: um lanche com bastante carboidrato (biscoitos de trigo integral, pão, banana, barra energética, etc.) e imediatamente após o treino ou competição para reabastecer os músculos, recuperação das lesões e para garantir um bom treino no dia seguinte.
   Postado por: Vitória Régia e Larissa Antunes
Referencia Bibliográfica:
Benardot D. Ginástica: Tudo sobre uma boa Alimentação. Disponível em: http://www.gssi.com.br/artigo/95/ginastica. Acesso em: 17/02/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário