sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Anemia em Atletas


Os atletas tendem a apresentar baixas concentrações de hemoglobina em comparação à população em geral. Costuma ser uma falsa anemia já que ocorre um aumento dos niveis plasmáticos o que leva a uma diminuição da hemoglobina por conta de uma adaptação do organismo ao exercício aeróbio, porém acredita-se que isso seja um benefício para o desempenho do esportista.
Como forma de compensação para a diminuição do volume plasmático, ocorre uma liberação de renina, aldosterona e vasopressina que ajudam a reter água e sódio. Também ocorre um aumento da albumina o que aumenta a pressão osmótica do plasma. Essas adaptações ajudam a aumentar o volume plasmático mínimo.
Com tudo os atletas não estão livres de uma anemia verdadeira, principalmente a deficiência de ferro (já que é a mais comum). Por isso, deve-se observar desde os primeiros sintomas.
Sintomas mais comuns: Náuseas, sensação de músculos pesados e o desejo intenso de consumir líquidos gelados e vegetais crus e frescos.
Neste caso, o diagnóstico precoce, um tratamento adequado e a prevenção podem ser fundamentais para se recuperar o desempenho máximo.
Postado por: Larissa Arnoldi
Referência Bibliográfica
Eichner .E. R. Anemia Do Esportista: Terminologia Inadequada Para Um Fenômeno disponível em: http://www.gssi.com.br/artigo/41/sse-8-anemia-do-esportista-terminologia-inadequada-para-um-fenomeno acesso em: 11/02/11

Nenhum comentário:

Postar um comentário