segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

O perigo do uso abusivo de anabolizantes



Diversos atletas , inclusive de projeção mundial já tiveram detectado na urina esteróides anabolizantes. Por apresentarem efeitos semelhantes aos da testosterona (principal hormônio masculino), é que muitos fazem uso do mesmo.
Com o intuito de conseguirem maior aumento de massa e de força muscular é que acabam usando os anabolizantes. Ainda que isso não dê resultados a todos que o utilizam.
Os esteróides anabolizantes utilizados no esporte são chamados de anabolizantes androgênicos. Contém a testosterona e seus derivados quimicamente alterados. As propriedades anabólicas atuam como construtores de tecido enquanto que as androgênicas são masculinizantes.
Apenas dois estudos correlacionam pequena melhora na capacidade aeróbica com o uso de anabolizantes, ainda que seja difícil prever quais são os indivíduos que irão apresentar essa pequena capacidade.
Efeitos adversos.
A auto administração é desaconselhável. No entanto, difícil é prever os efeitos adversos que poderão surgir após um longo período de utilização e com altas doses de várias combinações diferentes de esteróides anabolizantes. Aliás,  muitos atletas fazem uso dessa prática, no regime “Pirâmide”.
O conhecimento desses efeitos se deu através de estudos de caso de pacientes tratados portadores de uma variedade de doenças e distúrbios endócrinos. O que é possível saber com certeza é que muitos dos atletas que abusam dos esteróides sofrerão alguns dos efeitos colaterais adversos menos graves e com conseqüente risco de vida.
O que se conclui é que cada vez mais jovens estão utilizando esse recurso para aumentar massa muscular desenvolvida e fortalecer a musculatura, e em muitos casos o uso se dá apenas para melhorar a aparência.
Essas drogas estão associadas à doenças hepáticas, câncer, alterações do colesterol e muitos outros distúrbios, como perturbações psicológicas imprevisíveis. Eles também causam virilismo e podem interromper o crescimento em crianças. Ainda o uso abusivo causa virilismo grave em mulheres e nos homens uma baixa temporária dos testículos e esterilidade.

Postado por: Larissa Antunes e Vitória Régia

Referencias Bibliográficas:

Lamb D.R. O uso abusivo de esteróides anabolizantes no esporte.
Disponível em: http://www.gssi.com.br/assunto/nutricao-esportiva/nutrientese-vitaminas
Acesso: 21/02/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário