sábado, 19 de fevereiro de 2011

Vitamina B9- ácido fólico



O ácido fólico é a vitamina B9 do complexo B ,que está presente em alimentos como :o espinafre, feijão branco, aspargos, , couve de bruxelas, soja e derivados, laranja, melão, maçã, brócolis, gema de ovo, fígado, peixes, gérmen de trigo, salsinha, beterraba crua. Porém o cozimento prolongado dos alimentos pode destruir até 90% do seu conteúdo em ácido fólico ou seja diminuir a biodisponibilidade dessa vitamina.


O folato é a forma que é encontrada o ácido fólico nos alimentos, age como coenzima em várias reações celulares fundamentais, é necessário na divisão celular devido ao seu papel na biossíntese de purinas e pirimidinas e na transferência de carbonos no metabolismo de ácidos nucléicos e aminoácidos.

A suplementação de folato deve ser iniciada antes da concepção, pois o tubo neural, estrutura precursora do cérebro e da medula espinhal, se fecha entre 22º e 28º dias após a concepção. O fechamento deste tubo é essencial para a formação craniana e da coluna vertebral. As mulheres que tomam o ácido fólico depois do resultado do teste de gravidez correm o risco desta anomalia já estar em desenvolvimento, pois a época de aparecimento deste tipo de malformação é muito precoce.

– Defeitos do tubo neural – 28 dias;

– Defeitos do septo ventricular cardíaco – 42 dias;

– Lábio leporino – 36 dias;

– Fenda palatina – 47 a 72 dias



O ácido fólico é ainda essencial no metabolismo da homocisteína que é um aminoácido que se junto ao folato deficiente vai elevar o risco de doenças cardiovascular. Durante a gravidez, o folato interfere com o aumento dos eritrócitos, o alargamento do útero e o crescimento da placenta e do feto.

Alcoolismo, mal- absorção, diálise e doença hepática,medicamentos como os antiepilépticos ,os barbitúricos ,diuréticos são outras causas de deficiência de folato.

Em 2004 no Brasil a ANVISA aprovou um regulamento que impõe que farinhas de trigo e de milho produzidas no Brasil ou importadas devem ser enriquecidas com ácido fólico e ferro, já que pesquisadores concluíram que no pais é grande o numero de crianças que morrem de anemia ferropriva, doença caracterizada pela falta de ferro no organismo e de baixo peso ao nascer. É conhecida também como fator responsável por atraso no desenvolvimento mental de crianças e fadiga em adultos



A fortificação da farinha com ferro e ácido fólico já é praticada em outros países; neles, observou-se diminuição na incidência de defeitos de fechamento do tubo neural. "Nos Estados Unidos e no Chile, por exemplo, estudos mostram a redução de até 40% nos casos.

Segundo a lei, as farinhas de trigo e de milho devem apresentar em sua embalagem, além do nome convencional do produto, de acordo com a legislação específica, uma das seguintes expressões:

• Fortificada(o) com ferro e ácido fólico;

• Enriquecida(o) com ferro e ácido fólico;

• Rica(o) em ferro e ácido fólico.

Há necessidade de conscientização da classe médica e das mulheres sobre a importância do ácido fólico. Há necessidade da inclusão da quantidade na vitamina no valor nutricional dos alimentos. São necessárias campanhas para a implementação do uso de ácido fólico para todas as mulheres em idade fértil e possibilidade de engravidar, particularmente das mulheres e crianças.



Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-26492005000400009



Bruna Naves de Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário