sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Benefícios do leite materno para a Mãe e para o bebê.



Com base em pesquisas realizadas nas últimas duas décadas pode-se chegar a uma melhor compreensão sobre a importância do aleitamento materno exclusivo e seus benefícios tanto a mãe quanto ao filho. Em meados da década de 1980, publicam-se pela primeira vez estudos que comprovam a importância de amamentar exclusivamente, sem qualquer outro líquido, água ou chá, levando á menor risco de mortalidade. Esses estudos assim como outros realizados em diversos países, forneceram de novas bases para a reformulação de políticas internacionais, particularmente da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).




Essas novas diretrizes recomendam que as crianças sejam amamentadas de forma exclusiva até os seis meses, e que após este período, se inicie a alimentação complementar, mantendo a amamentação até pelo menos os dois anos de idade.



Razões para amamentar segundo estudos:




1º)As mães que amamentam logo após o parto tem maiores chances de serem bem sucedidas na prática de amamentação .



2º) os alimentos pré –lácteos ,comumente oferecidos aos bebês antes da amamentação ,podem ocasionar lesões no intestino imaturo .Crianças amamentadas exclusivamente apresentam uma flora intestinal benéfica ,o que significa menores problemas intestinais a criança como constipação ,diarréia,síndrome de Crohn .



3º) O contato mãe-filho libera hormônios importantes como a ocitocina um hormônio responsável entre outras ações pela saída e ejeção do leite.



5º) Estudos indicam que mulheres que amamentam tem uma menor incidência de câncer de mama ,câncer de ovário.



6º)Proteção para Mãe e filho de osteoporose .



7º)Bebês que recebem aleitamento exclusivo tem uma redução da incidência de doenças alérgicas .



8º) Reduz a incidência de diabetes.


9º)Redução do número de internações hospitalares


10º) Nutricionalmente o leite materno é rico em todos os nutrientes que o recém nascido necessita como: as vitaminas ,minerais,carboidratos,proteínas, lipídeos ,etc.



11º) O leite materno contém importantes imonoglubolinas que são componentes que atuam nas células de defesa do organismo , os chamados anticorpos que agem no sistema imunológico o que é excelente para Mãe e claro para o seu filho.



12º) Redução na incidência de infecções respiratórias tanto para mãe como ao filho.



13º)Amamentar ajuda a recuperar o peso pré gestacional.

14º)O aleitamento materno exclusivo contribui de modo significativo para o desempenho das habilidades motoras e para o desenvolvimento cerebral.

15º)Diminuição de doenças cardiovasculares para Mãe e filho.

16º)A sucção do bebê para se amamentar estimula o desenvolvimento da arcada dentária


17º) Ajuda no desprendimento da placenta, contribuindo para a volta do útero ao tamanho normal. Com isso, também evita o sangramento excessivo e, consequentemente, que a mãe sofra de anemia;

18º) Amamentar é um ato natural,prático , gratuito , ao amamentar exclusivamente não é necessário aquecer o leite ,pois o leite está sempre pronto e na temperatura ideal.


19º) Aleitamento materno exclusivo reduz riscos da criança ter problemas de visão


20º)Mais horas de sono para a Mãe e para o bebê porque o leite materno tem uma ação de um calmante natural.









Fonte: http://www.scielo.br/pdf/csp/v24s2/09.pdf






Bruna Naves de Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário