sexta-feira, 4 de março de 2011

Abacate




O abacate é fruta que mais se destaca pela sua qualidade nutricional, porém até pouco tempo atrás o abacate era visto como um vilão nutricional ,porque sua gordura era considerada ruim para o coração . No entanto o abacate contém fitoesterol que é uma substância de origem vegetal cuja estrutura é muito similar a do colesterol e seu mecanismo de ação envolve a inibição intestinal de absorção do colesterol e diminuição da síntese de colesterol hepático. É rico em ácido oléico e β-sitosterol, uma gordura insaturada utilizada como coadjuvante no tratamento de hiperlipidemias. Quando os fitosteróis estão presentes na dieta, são quebrados em esteróis livres e ácidos graxos, sendo assim introduzidos nas micelas, impedindo a entrada ou o deslocamento do colesterol para elas. Devido à baixa absorção intestinal, os fitosteróis deslocam o colesterol para fora da micela na luz intestinal, bloqueando parcialmente sua absorção, ou seja, reduzem a capacidade de transporte de colesterol pela micela.


Estudos recentes constataram que o consumo de dietas ricas em gorduras monoinsaturadas (ácido oléico) presente no abacate, em substituição a gorduras saturadas, exerce uma, redução dos níveis de colesterol total, de triglicerídios e de LDL-colesterol, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares. Portanto, a ingestão de alimentos contendo ésteres de fitosterol, como o abacate, reduz a absorção do colesterol dietético.



Referências bibliográficas

ASP, N. G.; JOHANSSON, C. G.; HALLMER, H. Rapid enzymatic assay of insoluble and soluble dietary fiber. Journal of Agricultural Food Chemistry, v. 31, n. 3, p. 476-482, May 1983.



Bruna Naves de Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário