quarta-feira, 9 de março de 2011

Gota




É uma doença reumatológica inflamatória, causada pela hiperuricemia (elevação dos níveis de ácido úrico no sangue) sendo o resultante da deposição de cristais do ácido nos tecidos e nas articulações .
Geralmente manifesta-se como uma artrite iniciada durante a madrugada, caracterizada por uma inflamação articular evidenciado com calor, rubor, edema (inchaço) e extrema dor. Mais frequentemente acomete uma única articulação ("junta"), principalmente primeira hálux ("dedão"), dorso do pé e tornozelo, mas com a evolução da doença qualquer articulação pode ser acometida.A gota está associada a outras doenças potencialmente graves como a hipertensão arterial, a dislipidemia (elevação dos níveis de colesterol e triglicérides), o diabete e a obesidade.

O tratamento da gota envolve orientar a dieta, tratar as doenças associadas, tratar as crises e normalizar os níveis de ácido úrico no sangue. Em relação á dieta os principais cuidados nutricionais incluem : restringir purinas,(proteínas) pois o excesso de proteínas da dieta eleva significativamente os niveis de ácido úrico no sangue,restringir o uso de bebidas alcoolicas e tabagismo.No entanto é importante se atentar aos alimentos que devem ser restringidos e aos permitidos bem como suas quantidades.
Alimentos permitidos :queijos brancos; ricota,tofu, cereais integrais; arroz branco; macarrão,folhosos verde-escuros como a couve laranja,banana, abacate.
Alimentos restritos :peixes,frutos do mar,embutidos ,adoçante,doces concentrados ,bebidas alcoólicas,
pães doces,sal ou alimentos salgados , caldos concentrados de galinha, carne, bacon ou legumes,feijão com adição de lingüiçasbacon,vitela,entre outros alimentos, as leguminosas também devem  ser consumidas com moderação.

Referências Bibliográficas;


Choi HK, Mount DB, Reginato AM: Pathogenesis of gout. Ann Intern Med 143: 499-516, 2005

Bruna Naves de Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário