segunda-feira, 21 de março de 2011

Ácido lático e fadiga muscular .





O ácido lático é um composto químico produzido como forma de energia no músculo por eliminação do carboidrato da dieta sendo um formador da glicose no sangue e do glicogênio hepático.
Recentemente foi descoberto que o ácido lático não é o vilão da fadiga muscular em exercícios de alta intensidade e longa duração. Duas hipóteses chegaram a essa conclusão: O Paradoxo da Glicose e a do Transporte de Ácido Lático. Ambas reconhecem que o acúmulo de ácido lático no sangue e no músculo podem interferir no estímulo nervoso, no processo de contração e produção de energia necessária para contração, e conseqüentemente a fadiga.
Entretanto, o ácido lático se metaboliza muito rapidamente e a quantidade dele no sangue ou no músculo, é menor em comparação com a grande quantidade formada e eliminada. O ácido láctico é formado e eliminado em alta velocidade, mesmo em repouso nos músculos oxigenados.

O Paradoxo da Glicose e a teoria do transporte sugerem que o carboidrato proveniente da alimentação entra na corrente sanguínea sob a forma de glicose, entretanto ao invés da glicose circulante ser metabolizada no fígado esta vai se distribuir por diversos outros pontos como, por exemplo, na musculatura esquelética ,onde ocorre a conversão da glicose em ácido lático.Em seguida o ácido lático é levado ao
fígado e transformado em glicogênio.Permitindo uma eliminação rápida de carboidrato .

De modo que o ácido lático sirva de combustível para a formação da glicose ou resíntese de glicogênio.
O ácido lático formado em fibras musculares ativas pode atingir fibras altamente oxidativas, onde é o combustível pode ser oxidado em CO2 .

É indispensável o trabalho do atleta juntamente ao preparador físico associado a uma alimentação balanceada de forma a minimizar os efeitos do ácido lático e promovendo um bom desempenho esportivo.

Bruna Naves de Andrade







Referências bibliográficas :

http://www.gssi.com.br/artigo/26/sse-2-acido-latico-no-sangue-o-vilao-tornase-bom

2 comentários:

  1. Tomo remedios para diabetes(metiformina e linagriptin)e na bula diz que ele pode provocar em raros casos acido lactico no sangue que pode levar até à morte.Mas neste post se diz ao contrario, de que ele é essencial ao nosso corpo.Como posso inerpretar isso?Não se pode confiar em nada quando se diz respeito à saúde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ira! A liberação de ácido lático ocorre naturalmente no organismo devido as reações metabólicas, pois participa da produção rápida de energia. Gostaríamos de esclarecer que o acúmulo de ácido lático causa a acidose lática, e isso pode ocorrer por desequilíbrio metabólico, o que pode trazer prejuízos ao organismo. No uso de Metiformina esta situação só ocorre em casos extremos, como por exemplo, o consumo do medicamento associado ao excesso de álcool, uso de mega dose, ou quando há mau funcionamento renal. Porém, a prática de atividade física pode contribuir para a melhor excreção deste medicamento pelos rins, evitando esses efeitos colaterais.


      Respondido por: Ana Karinne de Lima e Priscila de Araujo Lucio.

      Fonte: http://www.revista.ulbrajp.edu.br/ojs/index.php/actabrasileira/article/viewFile/2214/661; http://www.onofre.com.br/BACKOFFICE/Uploads/Bula/533467.pdf; http://www.medicinanet.com.br/bula/3350/metformina.htm.

      Excluir