segunda-feira, 21 de março de 2011

Alimentos termogênicos X obesidade



Obesidade é o resultado do consumo calórico maior do que o gasto energético. Ou seja, o aporte calórico maior do que a liberação da caloria por meio de exercício e ou atividade física. A globalização tem sua parcela de responsabilidade sobre a transição nutricional, já que houve uma vasta oferta em produtos alimentícios ricos em gorduras saturadas, trans,  açúcares alimentos refinados, muitos deles contidos nos industrializados. Associado a isso uma diminuição da atividade física e do consumo de alimentos fontes de fibras e de carboidratos complexos, aliado a isso também o estresse. Tudo isso culmina em aumento de gordura e reflete o sedentarismo e os maus hábitos no estilo de vida da população.
Tanto é que atualmente se combate não mais a desnutrição tão assustadora algumas décadas passadas, mas sim a obesidade é que tem sido considerada problema de saúde pública  em alguns países, inclusive o nosso.  Saúde pública sim, uma vez que dela deriva várias outras doenças graves, tidas como comorbidades , são as doenças não transmissíveis como hipertensão; diabetes; doenças cardiovasculares (infarto, derrame, tromboses), além de neoplasias.
A termogênese é a quantidade de energia (calor) gerada proporcionalmente à taxa do metabolismo basal (aquele no qual é responsável por manter o organismo vivo). Os alimentos termogênicos são aqueles que possibilitam ao organismo consumir maior quantidade de energia e calor para realizar a digestão. Então eles aumentam a to. corporal e aceleram o metabolismo um pouco  mais do que os outros alimentos que também exigem gasto para digestão. A contribuição deles fica entre 10-15% do gasto total. Se aliado a isso estiver a atividade física esse processo se torna mais eficaz, já que acelera o gasto e a perda de gordura.
Não devem ser consumidos á noite para não prejudicar o sono e a quantidade de cada alimento é individual e deve ser feito sob orientação de um profissional. O exagero deles também deve ser evitado por apresentar dor de cabeça, tontura, insônia e problemas gastrointestinais. Pacientes com problemas de saúde deve redobrar os cuidados, pois alguns desses alimentos aceleram os batimentos cardíacos e são desaconselháveis para pessoas com problemas na tireóide.
Alguns desses alimentos: gengibre, acelga, couve, aspargos, brócolis, cafeína, guaraná,  água gelada, linhaça e outros. Lembrando que sozinhos sem uma dieta adequada e atividade física não auxiliam em nada. Sempre procure orientação do profissional capacitado.
Postado por: Vitória Régia
Referências: 
 Uso de alimentos termogênicos no tratamento da obesidade http://www.nutricritical.com.br/core/files/figuras/file/Trabalho%20termog%C3%AAnicos%20Estag%20C%C3%A1ssia.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário