quinta-feira, 17 de março de 2011

Limão: Prós e Contras



O limão é uma fruta muito conhecida e com boa aceitação principalmente no verão em forma de suco, porém, o que muitas pessoas não sabem é que ele traz muitos benefícios á saúde.

Possui a vitamina C que é um excelente antioxidante não enzimático, extremamente importante na interceptação de radicais livres tanto de fontes endógenas como de fontes exógenas, impedindo seu ataque.

Existem alguns estudos que atribuíram a essa vitamina um possível papel protetor no desenvolvimento de tumores nos seres humanos. E também na possibilidade de seu efeito vasodilatador e anticoagulante.

Os antioxidantes atuam contra os radicais livres que podem ser gerados: a partir da dieta, através de inflamações, com o uso de medicamentos, cigarro, entre outras fontes. Atuam diretamente nas células e tecidos levando a lesões e envelhecimento dos mesmos.
Se há uma deficiência nos mecanismos antioxidantes ocorre um estresse oxidativo o que leva a um aumento da concentração de radicais livres.

Segundo o químico americano Linus Pauling em suas pesquisas, a vit. C reduz a gravidade e os sintomas do resfriado comum. Ainda atua auxiliando na cicatrização de ferimentos (queimadura, fratura ou cirurgia), uma vez que nesses quadros há uma diminuição drástica dessa vitamina.

Pesquisas revelam que a união da vitamina E e C é efetiva na inibição da peroxidação lipídica (ataque dos radicais livres a célula) e proteção do DNA.

Outra ação importante do limão é contra as inflamações que podem ser causadas por diversos fatores entre eles o aumento do tecido adiposo onde a inflamação é mediada por diversas citocinas que são produzidas pelo próprio tecido adiposo branco e tem relação com a resistência insulina que é caracterizada por um estado pró-inflamatório.

A autora do livro: O poder da cura do Limão, Conceição Trucon, indica seu consumo em jejum por um tempo para que haja uma ação mais rápida.

Por outro lado existe a hipótese de que a dieta do suco do limão tem alguns efeitos colaterais relatados como: letargia, fadiga e fortes dores de cabeça.

Sabe-se ainda que na presença de alguns metais, a vit. C pode se tornar um pró-oxidante, pois há muitos componentes orgânicos e inorgânicos nas células que podem modular a atividade da vit.C, afetando sua ação antioxidante.

O excesso no consumo dessa substância pode levar a um aumento da concentração dessa vitamina nos tecidos e no plasma sanguíneo. E altas doses implica na formação de urato, oxalato ou cistina e doses altíssimas já causaram o “escorbuto rebote”, ou seja, causar a doença à qual ela mesmo combate.
Ainda que excessos de vitaminas hidrossolúveis sejam eliminadas na urina, foi possível verificar relatos como os acima descritos.

De qualquer forma ainda são necessários mais estudos científicos sobre o assunto.

Entretanto é interessante a indicação do consumo do limão e de outros alimentos com fatores de proteção, como a uva, couve, o azeite extra-virgem, soja entre outros.

Vale a pena sempre consultar um profissional capacitado para obter orientações e melhores resultados.


Referência Bibliográfica

Bianchi, M. L.P. Antunes, L. M. G. Radicais Livres e os principais Antioxidantes da dieta. Rev. Nutr., Campinas, 12(2): 123-130, maio/ago., 1999

Cerqueira F.M et al. Antioxidantes Dietéticos: Controvérsias e  Persperctivas. Vol. 30, No. 2.

Tirapegui, J.Nutrição: fundamentos e aspectos atuais – São Paulo: Editora Atheneu, 2002.

Postado por: Larissa Antunes e Vitória Boccomino
















5 comentários:

  1. Qual a quantidade de sumo de limão que devemos tomar com agua em jejum e por quanto tempo estou a fazer á três dias com sumo de meio limão e esta me causar dores de cabeça também sofro de distúrbios da tiroide sera que posso mesmo usar gostaria se possível uma resposta obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. desintoxicar é sinônimo de passar mal. é o preço a pagar enquanto a sujeira está saindo.

      Excluir
    2. Olá! O limão possui alto conteúdo vitamínico e curativo, transforma-se em um grande eliminador de bactérias e toxinas. Possui uma alta quantidade de vitamina C, que potencializa as defesas do organismo, ajudando a evitar enfermidades. Um potente limpador do organismo e possui ação desintoxicante, além de ser rico em minerais como potássio, magnésio, cálcio e fosforo. A vitamina C participa de diversas ações bioquímicas vitais para o organismo. Ela melhora o sistema imunológico, a pele, o humor e evita problemas oftalmológicos e derrames. O nutriente também conta com forte ação antioxidante, combatendo os radicais livres.
      Talvez você esteja se alimentando de forma incorreta e/ou insuficiente e isso pode estar gerando essa dor de cabeça, dificilmente este sintoma está ligado ao consumo do limão.
      Beijos!

      Excluir
  2. O limão tem msm poder de trazer pra fora o hiv escondido nas células e logo elimina-lo do organismo assim como faz com os outros vírus?

    ResponderExcluir
  3. Ola! Não tem nenhuma pesquisa cientifica que comprove o poder de retirar o vírus da célula ou eliminá-lo do organismo, porem ele aumenta a resistência imunológica ajuda prevenir problemas cardiovasculares com a redução da pressão sanguínea, reduzindo o risco de hipertensão, garantindo uma correta dilatação dos vasos sanguíneos, diminuindo o colesterol, diminuindo o risco de insuficiência cardíaca congestiva e prevenção da angina de peito mas sempre aliado ha uma alimentação saudável e equilibrada.

    ResponderExcluir