terça-feira, 1 de março de 2011

Perder peso x saúde







Muitas pessoas imaginam que para perder peso é necessário apenas praticar cerca de 30 minutos de atividade física por dia considerando como se fosse suficiente, pois se baseiam em orientações, não considerando que são especificas para prevenção de doenças causadas pelo sedentarismo.

A maior parte das pessoas praticantes ou não de atividade física não se contenta com seu peso mesmo que estejam dentro da normalidade, por isso acabam buscando por “fórmulas mágicas” que infelizmente não existem.

A perda de peso deve ser feita de forma saudável para que não haja perda de nutrientes e diminuição de sua absorção. É necessário uma mudança no hábito alimentar como a diminuição na ingestão de gorduras, embutidos e doces, além da pratica correta de atividade física sempre respeitando o biótipo.
Cuidado: As gorduras têm o dobro da quantidade de energia encontrada na mesma quantidade de carboidratos e proteínas. Busque sempre opções mais saudáveis como, por exemplo, a substituição de um bolo por um sanduíche natural.

Os atletas também devem ter cuidado com a perda de peso excessiva pois estudos revelam que nem sempre a perda de peso melhora o desempenho. Deve ser feita de forma correta e com os percentuais de gordura dentro de um limite mínimo. Algumas modalidades consideram o mínimo de 5% a 7% de percentual de gordura para atletas masculinos.

É de extrema importância o acompanhamento de um profissional como o nutricionista e o educador físico.


Postado por: Larissa Antunes e Vitória Régia
Referencia Bibliográfica:

Rankin J.W. Elimine a gordura conservando os músculos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário