terça-feira, 1 de março de 2011

Vitamina C e disponibilidade de Ferro

A vitamina C , conhecida também como ácido ascórbico, proporciona diversos benefícios ao organismo como o aumento da biodisponibilidade de ferro. Dessa forma, se torna um importante aliado no combate a anemia ferropriva.
A anemia ferropriva é caracterizada pela deficiência de ferro e atinge grande parte da população mundial.  O ferro está presente nas hemoglobinas, que são responsáveis pelo transporte de oxigênio para os tecidos.
Os alimentos de origem vegetais como folhosos verdes escuros, possuem uma quantidade significativa de ferro, entretanto sua disponibilidade é baixa. A associação de vitamina C faz com que esse nutriente esteja mais disponível para absorção.
A vitamina C se liga ao ferro formando um composto solúvel, favorecendo a absorção do ferro pelo organismo. Outro aliado, segundo estudos realizados, é a cisteína, aminoácido que pode ser encontrado no arroz, agindo da mesma forma que a vitamina C.
Inclua  na dieta  carne bovina, peixes, aves e vísceras, e de preferência consuma com alimentos ricos em  Vitamina C como tomate, laranja.

Postado por: Felipe Vazami e Lilian Taeko
Referência Bibliográfica
FANTINI, Ana Paula et al . Disponibilidade de ferro em misturas de alimentos com adição de alimentos com alto teor de vitamina C e de cisteína. Ciênc. Tecnol. Aliment.,  Campinas,  v. 28,  n. 2, June  2008 .  

Nenhum comentário:

Postar um comentário