terça-feira, 26 de abril de 2011

Eficácia da suplementação de frutose em exercício de força




    Carboidratos são substratos energéticos fundamentais para a contração muscular e manutenção da glicemia durante o exercício, principalmente no exercício prolongado realizado sob intensidade moderada e no exercício de alta intensidade e curta duração.

  Esse substrato energético é dividido em três categorias: monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos. Os monossacarídeos são representados pela glicose e frutose; os dissacarídeos pela sacarose, maltose e lactose; e, por fim os polissacarídeos, pelos carboidratos complexos, incluindo os polímeros de glicose.

     O volume maior de treinamento pode reduzir significativamente o estoque inicial do glicogênio do músculo, afetar principalmente o rendimento do exercício de força e ocasionar overtraining por enorme degradação muscular.

    A frutose, devido ao seu baixo índice glicêmico, seu metabolismo independente de insulina e a sua rápida absorção, apresenta características importantes que validam sua indicação como suplemento pré-exercício. Além disso, a suplementação com frutose melhora o desempenho, prolongando o tempo até a exaustão em exercícios de endurance.

    Um estudo feito em 2010, por Sá e colaboradores em Córdoba, Espanha avaliou 20 indivíduos, com média de 26,2 anos de idade, que treinaram aeróbica e anaerobicamente no mínimo quatro vezes por semana no último ano.

   Após 15 minutos da ingestão de suplementação, que consistiu em glicose para um grupo e glicose mais frutose para o outro, foi avaliado o desempenho dos indivíduos ao exercício de força, 10 séries de 10 repetições de exercícios de semi-agachamento, com intervalo de 2 minutos e 45 segundos entre as séries.

    Com os resultados do estudo foi possível concluir que a adição de frutose a um suplemento de glicose aumenta a disponibilidade de triglicérides durante o exercício de força e favorece seu metabolismo imediatamente após o esforço na recuperação, e ainda proporciona uma condição favorável para a avaliação da percepção subjetiva de esforço.

    O aumento da disponibilidade de triglicérides promove uma melhor utilização dos ácidos graxos livres como fonte de energia poupando as reservas de glicogênio muscular, prolongando a tempo e rendimento do exercício.

    Sendo assim, a frutose, em uso conjunto com outros, pode vier a ser um suplemento eficaz para melhorar o desempenho de indivíduos que realizam exercício, principalmente, de curta duração e alta intensidade.

Postado por: Barbara Bernardes e Débora Soares

Referências:
FERREIRA, A. M. D., et al. A influência da suplementação de triglicerídeos de cadeia média no desempenho em exercícios de ultra-resistência. Rev. Bras. Med. Esporte, Rio de Janeiro, v.9, n.6, Dez, 2003.

Sá, C. A., et al. Respostas metabólicas a suplementação com frutose em exercício de força de membros inferiores. Rev. Bras. Med. Esporte, Córdoba, v.16, n.3, Jun, 2010.

SANCTIS, F., et al. Carboidratos e sua importância no desempenho físico. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd141/carboidratos-no-desempenho-fisico.htm. Acesso em 26 jun. 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário