O mercado mundial de orgânicos movimenta cerca de US$ 33,5 bilhões de dólares por ano, com expectativa de crescimento da ordem de 20% ao ano. E o consumidor exige o que compra e o que consome, com a finalidade de algo mais saudável. Além do que, os perigos potenciais, como o uso dos pesticidas e dos seus resíduos no alimento e meio ambiente, são associados com os efeitos a longo prazo e desconhecidos para a saúde.
Alimentos orgânicos são aqueles considerados ecologicamente corretos, pois não são produzidos com sistema de fertilizantes sintéticos, agrotóxicos, drogas veterinárias, irradiações, entre outros processos que possam afetar diretamente o alimento e o meio ambiente.
Apresentam significativamente maior valor nutritivo em relação aos não orgânicos, porém ainda são poucos os estudos sobre esses benefícios.
O estudo de Archanjo, et al. (2001), verificou em uma feira livre qual a importância que a comunidade dava a alimentos orgânicos e verificou que as pessoas consomem os produtos orgânicos pela divulgação de serem alimentos mais saudáveis com melhor qualidade e sabor e por uma preocupação ecológica de melhorar ou preservar a saúde ambiental.
Segundo Rodrigues e colaboradores a tendência de consumo desse tipo de alimentos é crescente devido a alteração do padrão de consumo da sociedade que agora visa um consumo e um estilo de vida consciente. Buscando uma dieta cada vez mais saudável e com a preocupação sobre o impacto que a produção dos alimentos gera ao meio ambiente. Mas os principais motivos de compra e de consumo se dão devido a esse tipo de alimento promover um auxilio na proteção a saúde dos indivíduos e poderia proporcionar mais benefícios em comparação a um produto não orgânico.
A regulamentação das formas de manejo e cultivo dos orgânicos, bem como uma fiscalização íntegra seguida de identificação clara aos consumidores, deve receber devida atenção, evitando prejuízos ao consumidor e ao produtor.
Postado por: Barbara Bernardes e Débora Soares
Referências:
Alimentos orgânicos: benefícios?. Disponível em: . Acesso em 12 Maio 2011.
ARCHANJO, L. R.; et al. Alimentos Orgânicos em Curitiba: consumo e significado. Revista Cadernos de Debate, Curitiba, v. 8, 2001.
RODRIGO, R. R.; et al. Atitudes e fatores que influenciam o consumo de produtos orgânicos no varejo. Revista Brasileira de Marketing, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 146-165, jun. 2009.
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