terça-feira, 3 de maio de 2011

Alimentos Termogênicos



    Todos os alimentos gastam energia para serem digeridos, elevando a temperatura corporal e aumentando o metabolismo. Existem alguns alimentos que demoram mais tempo para serem digeridos pelo organismo, consumindo maior quantidade de energia e caloria para a digestão, sendo denominados Alimentos termogênicos.


    Estes alimentos fazem parte de 10 a 15% do gasto energético total, auxiliando na redução de peso, se associados a atividade física. Para não obter um efeito adverso, a ingestão desses alimentos não deve ser exagerada, devendo ter acompanhamento nutricional para o consumo da quantidade correta, levando em consideração as características de cada indivíduo.

    É necessário obter cuidados com o consumo desses alimentos, pois podem levar a dor de cabeça, tontura, insônia e problemas gastrointestinais. Indivíduos hipertensos e indivíduos com problemas cardíacos devem ter cuidado aumentado, pois alguns desses alimentos aceleram os batimentos do coração. Para indivíduos com tireóide a ingestão também deve ser controlada, pois influenciam no metabolismo.

    Os alimentos termogênicos de destaque são: pimenta vermelha, mostarda, gengibre, vinagre de maçã, acelga, aspargos, couve, brócolis, laranja, kiwi, café, guaraná, água gelada, linhaça, gorduras vegetais, gorduras de coco, produtos derivados de chocolate, chá verde.

    Esta pode ser uma alternativa para quem necessita reduzir o peso, mas o auxilio de um profissional de nutrição é necessário.



Postado por: Barbara Coelho e Débora Soares


Referências:


Alimentos termogênicos. Disponível em: < http://www.mundomaisorganico.com.br/?tag=alimentos-termogenicos>. Acesso em 03 Jun. 2011.


CARDOSO, J. et al. Uso de alimentos termogênicos no tratamento da obesidade. Disponível em:




Nenhum comentário:

Postar um comentário