quarta-feira, 4 de maio de 2011

Benefícios da Maçã


Tida por muitos como a “fruta do pecado”, a maçã tem esse status desde antes da história da humanidade e, atualmente, tem sido alvo de diversos estudos no meio científico.

Quais os reais benefícios que a maçã, tão falada atualmente, proporciona a nossa saúde? Diversos estudos mostram que a maçã possui em sua composição uma vasta variedade de nutrientes (vitaminas do complexo B, C e E), potássio, fibras, flavonoides (substâncias que agem como antioxidantes combatendo os radicais livres que podem danificar o DNA). Isso faz com que ela se torne um alimento com possível propriedade funcional, pois com essa composição ela tem propriedades que irão facilitar a digestão, controlar os níveis de colesterol, diminuindo o surgimento de alergias e irritações, na diminuição do apetite, e no retardo do envelhecimento precoce, bem como ajudar no processo de emagrecimento.

Pesquisas também têm mostrado que os flavonoides presentes na maçã ajudam a proteger o organismo contra doenças coronárias. Um desses flavonoides presentes na maçã é a quercetina, que ajuda a diminuir a formação de radicais livres e por possuir pectina (uma fibra solúvel que ajuda a controlar o nível de colesterol no sangue) contribui para a redução dos níveis colesterol LDL e manutenção dos níveis glicêmicos, além de possuir frutose (açúcar presente nas frutas e mel) que é absorvida lentamente pelo organismo, o que evita o aumento do nível de glicose no sangue de forma acentuada.

Por essas e outras razões, ela ajuda no processo de emagrecimento. Pelo fato da maçã ser um alimento rico em fibras, acaba contribuindo no aumento da saciedade e também tem importante função no tratamento e prevenção das doenças cardiovasculares.

No caso das fibras, elas fazem uma “faxina”, enviando deposição de alimentos no intestino. O ideal é que a maçã seja consumida com a casca, mas antes tem que ser bem lavada. Fazendo assim, serão ingeridas as vitaminas, minerais e fibras presentes nessa fruta que irão contribuir para uma melhora do peristaltismo (série de contrações musculares que ajudam a movimentar o alimento pelo trato gastrointestinal), facilitando assim o processo de digestão e tornando a eliminação fecal mais fácil e rápida, diminuindo o risco de aparecimento de hemorroidas, diverticulites e fissuras.

Outro benefício que a maçã pode proporcionar é uma melhora nas atividades do cérebro, pois também possui em sua composição uma substância chamada ácido fosfórico, que pode ajudar a combater a perda de memória, prevenindo assim um aumento de danos por oxidação dos tecidos cerebrais.

Devido ao teor elevado de nutrientes e fibras, a maçã é uma boa fonte alimentar que pode ser indicada para manter uma vida mais saudável, bem como prevenir o surgimento de algumas doenças. Assim como a maçã, o consumo de outras frutas e verduras irá desempenhar efeitos protetores contra diversas doenças.

A pirâmide alimentar recomenda o consumo de 2 a 4 porções de fruta ao dia, mas isso não quer dizer que temos que comer de 2 a 4 maçãs por dia, pois o consumo isolado de um único alimento não fornecerá todos os nutrientes que nosso organismo necessita para seu funcionamento normal. É preciso variar as frutas que são consumidas diariamente.

Para maiores esclarecimentos de como ter uma alimentação saudável, que proporcione uma melhora na qualidade de vida, procure por um nutricionista.



Postado por: Denise D. Soares

Fonte WWW.revistasaude.com.br

Autor: Naum Charles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário