Quando o assunto é dieta, surgem muitas dúvidas na população, ainda mais quando restringem algo como nas dietas vegetarianas.
Há três tipos de dieta vegetariana: a pura, ou restrita, ou total, que não utiliza nenhum produto de origem animal como alimento (esse tipo é também denominado de vegan); a lactovegetariana, que tem como produtos de origem animal somente o leite e seus derivados; e a ovolacto, que permite também a ingestão de ovos.
Muitos estudos feitos sobre perfil lipídico da população dizem que indivíduos que fazem a dieta vegetariana em relação aos carnívoros, têm menores níveis de colesterol no sangue, principalmente o LDL, que em excesso no organismo pode trazer malefícios à saúde.
Estas dietas podem fornecer uma menor quantidade de proteína que as dietas não-vegetarianas. Embora a qualidade da proteína de dietas vegetarianas seja adequada para os adultos, as proteínas vegetais não são tão bem absorvidas como as proteínas animais.
A absorção de alguns nutrientes pode ficar prejudicada devido a presença de fitato, tanino e excesso de fibras alimentares, considerados antinutrientes. E o vegetariano pode apresentar também deficiências pela baixa ingestão de vitaminas B12 e D, riboflavina, ferro, cálcio e zinco, já que boas fontes destes nutrientes são encontrados em alimentos de origem animal.
Por outro lado, os alimentos vegetais também contêm substâncias que aumentam a absorção dietética do ferro, como a vitamina C e o ácido cítrico que são encontrados em frutas e vegetais.
As dietas vegetarianas podem trazer benefícios à saúde como redução do LDL colesterol, mas também podem ocasionar deficiências de alguns nutrientes, trazendo, por exemplo, diminuição da resposta do sistema imune deixando o indivíduo mais propenso a infecções. Por isso, a necessidade de procurar um profissional da área de nutrição para melhor orientar sobre o assunto, é fundamental, pois assim pode planejar uma dieta que traga benefícios a saúde e atenda a necessidade nutricional dos indivíduos.
Postado por: Barbara Bernardes e Débora Soares
Referências
BIASE, S. G. D.; et al. Dieta vegetariana e níveis de colesterol e triglicérides. Arquivo Brasileiro de Cardiologia, v.88, n.1, São Paulo, jan. 2007.
O atleta vegetariano. Disponível em: http://www.nutrociencia.com.br/upload_files/artigos_download/atletas%20vegetarianos.PDF. Acesso em: 17 Jun. 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário