terça-feira, 9 de agosto de 2011

Cogumelos: Delícias excêntricas nutritivas


            

          

           Se você é daqueles que adora apreciar a culinária Oriental e não dispensa os pratos fumegantes de shitake ou shimeji ou adora incrementar suas receitas com uma boa porção de champignon e não faz idéia das suas qualidades nutricionais, preste atenção! 
           Os cogumelos além de considerado uma especiaria nobre em pratos culinários, tem potencial medicinal e alto valor nutritivo.O seu consumo vem aumentando cada vez mais no Ocidente, no Brasil, a maior região produtora encontra-se no Alto Tietê, em São Paulo.
           Um estudo realizado com amostras de Shitake, Shimeji e Champignon produzidos e comercializados no Brasil mostram que os cogumelos possuem alto teor de fibras, proteínas e fósforo, além de baixo teor de gordura. 

Particularidades:
Shitake: 

            Os cogumelos shiitake são excelentes para serem servidos como guarnições em diversos pratos, como por exemplo em saladas ou como acompanhamento de carnes. Eles podem ser servidos em pratos com baixas calorias ou não. 

             Eles são uma excelente fonte de vitaminas B, especialmente a niacina e a riboflavina, possuem altos teores de proteína não animal. Mas é porque eles possuem baixas taxas de gordura e calorias. 
        É um alimento rico em proteínas, possuindo de 10% a 29% de seu peso seco; aminoácidos essenciais; contém as vitaminas E, B, C e D; e os sais minerais cálcio, fósforo, ferro, potássio. Além de conter fibras dietéticas que auxiliam na digestão, contém baixo níveis de açúcar e gorduras, é portanto, a receita ideal para dietas por ser muito gostoso, e conter baixas calorias. 

Shimeji: 
           Os cogumelos shimeji pertencem ao gêneroPleurotus, e também são conhecidos por suas variedades Pleurotus ostreatus ou "oyster" (cinza e branco), Pleurotus eryngii (Caetetuba ou Cardoncello) e também hiratake são muito populares no mundo todo por causa do seu sabor, seu alto valor nutricional e sua versatilidade na composição dos mais variados pratos, das mais diversas cozinhas. 
       Seu sabor é inigualável, são perfeitos para serem servidos como guarnições, acompanham perfeitamente pratos compostos por carnes, legumes, saladas, molhos. 
              Quando desidratados, estes cogumelos são firmes e carnudos e quando re-hidratados apresentam as mesmas características do cogumelo fresco, com seu sabor mais acentuado e com a vantagem de poder ser armazenado por mais tempo. 

Champignon:
          Os champignons de Paris (Agaricus bisporus) são os primeiros cogumelos a serem cultivados no Brasil, e por isso é o mais conhecido e consumido. 
          Geralmente comercializado na forma de conserva, são encontrados facilmente e já estão incorporados ao hábito alimentar do brasileiro. 
          Tenros e delicados, com sabor levemente térreo eles podem ser utilizados nas mais variadas formas. Muito utilizados como entradas, em saladas, como guarnição e até como prato principal. No Brasil ele é utilizado no strogonoff. 
           Além de saborosos os champignons contém em média 340 g/Kg de proteína bruta. Se comparado com outros alimentos, o conteúdo de proteínas do champignon é superior a maioria dos vegetais. 
           Os champignons são uma boa fonte de riboflavina, niacina e ácido pantotenico, e também de tiamina, ácido ascórbico, biotina e vitaminas K e B12. 
           Possuem quantidades consideráveis de potássio, fósforo, cobre e ferro, cálcio. Eles também proporcionam quantidades significativas de outros elementos associados com a atividade enzimática, como magnésio, molibdênio e especialmente zinco. 

Exemplo de receita:


Risoto de Arroz integral com shitake

Ingredientes

- 2 xícaras de arroz integral, de preferência orgânico;
- 50 gramas de shitake desidratado
- 1 cebola picada, de preferência orgânica
- 2 dentes de alho amassados, de preferência orgânicos
- 1 colher de sopa de óleo de coco extra virgem
- salsinha e cebolinha a gosto
- sal marinho a gosto


Preparo

Hidratar os cogumelos em 1 litro de água, durante 20 minutos em fogo brando. Desligar o fogo e deixá-los na água por mais 10 minutos. Corte os cogumelos em fatias longitudinais e reservar. Em uma panela aquecer o óleo de coco, dourar o alho e a cebola em fogo baixo, adicionar o sal e acrescentar o arroz, refogar e acrescentar aproximadamente 350ml de água, deixar cozinhar. Quando secar a água, adicione mais 200ml e o shitake, mexa até que a água seque novamente. Finalizar adicionando a salsinha e cebolinha.

Rendimento: 04 porções

Valor Calórico por porção: 215 calorias



Postado por: Fauziane Beydoun e Julia Tineu 



Fontes pesquisadas:

http://www.br-business.com.br/port/champignon.htm

http://mundoverde.com.br/Pratos/Receita/2011/05/10/Risoto-de-Arroz-integral-com-shitake%20/

FURLANI,R. P.Z; GODOY,H.T. Valor nutricional de cogumelos comestíveis. Cienc. Tecnol. Ali. Janeiro- março 2007, Campinas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário