quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Glúten, uma atenção especial


A Doença Celíaca

É uma intolerância permanente ao glúten, que se manifesta em algumas pessoas, crianças ou adultos, com predisposição genética. Ocorre uma grave alteração no intestino delgado que impede a absorção dos alimentos.
A Doença Celíaca geralmente se manifesta na infância, entre o primeiro e o terceiro ano de vida (Na introdução de alimentação à base de papinhas engrossadas com cereais proibidos, com bolachas, pão, sopinhas de macarrão...), mas pode surgir em qualquer idade, inclusive no adulto.

Os sintomas mais comuns são diarréia, emagrecimento e parada do crescimento, mas em algumas crianças podem ocorrer vômitos, anemia que não cura com tratamento, ou até mesmo "prisão de ventre", sempre associados à baixa estatura. A criança fica irritada, sem apetite, com o abdome distendido e bastante emagrecida, com sobras de pele, principalmente nas nádegas. O adolescente costuma ter pouco ou nenhum sintoma.


O que é o glúten ?

É a principal proteína presente no Trigo, Aveia, Centeio, Cevada, e no Malte (sub-produto da cevada), cereais amplamente utilizados na composição de alimentos, medicamentos, bebidas industrializadas, assim como cosméticos e outros produtos não consumíveis.
                                                                                                         

Entenda o que acontece com o intestino das pessoas com doença celíaca e porque provoca tantos males

1) As paredes internas do intestino delgado possuem vilosidades que são como "braços", responsáveis pela absorção de macro nutrientes como proteínas e carboidratos, e micro nutrientes, como vitaminas, ferro, cálcio, entre outros.

2) Quando uma pessoa com doença celíaca ingere alimentos com glúten, essa proteína, ao chegar no intestino, estimula a produção excessiva de linfócitos intraepteliais, que são anticorpos contra o glúten, principalmente os de tipo IgA.

3) Os anticorpos atuam sobre as vilosidades internas do intestino, que se atrofiam e vão deixando de desempenhar a sua função de captar os macro e micro nutrientes.

4) Os nutrientes são eliminados com as fezes. Assim, não caem na corrente sanguínea e não chegam onde deveria chegar, provocando deficiências nutricionais graves.

  
O que é dermatite herpetiforme ?

Pode ser considerada uma variante da Doença Celíaca, onde o paciente apresenta lesões de pele pruriginosas apresentando também intolerância permanente ao glúten.
A Dermatite Herpetiforme , ou doença de Duhring-Brocq, é uma doença cutânea crônica e benigna que se caracteriza por uma sensação de queimadura intensa e coceira.
Os pacientes com Dermatite Herpetiforme podem apresentar sinais ou sintomas da Doença Celíaca ou não.Uma dieta sem glúten pode ajudar a controlar a presença de erupções cutâneas presentes na Dermatite Herpetiforme.


Como se trata a doença celíaca?

Infelizmente o único tratamento é a dieta, pelo resto da vida.O glúten não pode ser mais consumido pelo paciente, criança ou adulto. Qualquer quantidade é prejudicial, mesmo que seja "um pedacinho" de pão.
Quando se inicia a dieta isenta de glúten a melhora é rapidamente notada. Em poucas semanas ou dias, aumenta o apetite da criança, pára a diarréia e ela engorda e muda o humor. A aceleração do crescimento é mais lenta e só se nota após 2 ou 3 meses. O intestino se recupera completamente.

Se o tratamento não for seguido a criança poderá apresentar graves crises de diarréia (que podem levar a morte) crescimento deficiente, anemia, atraso na puberdade, alterações dentárias e, na idade adulta , esterilidade e risco grande de desenvolver câncer no intestino.

Na prática o tratamento encontra algumas dificuldade para ser executado, pois familiares e pacientes poucas vezes se conscientizam do risco que o pão, bolacha, macarrão, etc. (enfim, tudo que vem do trigo, aveia, cevada e centeio) pode acarretar, oferecendo ocasionalmente tais alimentos aos pacientes, impedindo ou retardando a cura.

Além disso, a forte pressão da propaganda de alimentos industrializados leva a consumir tais produtos, cujos rótulos nem sempre contém a composição ou esta não é clara, embora a Lei 8543 de 23 de dezembro de 1992 determine a impressão de advertência em rótulos e embalagens de todos os alimentos industrializados que contém glúten.


O que o Celíaco pode comer:

cereais: milho, arroz.

farinhas: arroz, mandioca, milho, fubá, fécula de batata, fécula de mandioca, polvilho doce, polvilho azedo.
 
gorduras: gordura vegetal, óleos, margarinas.

laticínios: leite, manteiga, queijos, derivados.

carnes e ovos: aves, suínos, bovinos, caprinos, miúdos, peixes, frutos do mar.

hortaliças e leguminosas: folhosas, legumes, tubérculos (feijão, cará, inhame, soja, grão de bico, ervilha, lentilha, batata, mandioca.

frutas: todas, ao natural e sucos.



Atenção:

Qualquer quantidade de Glúten, por mínima que seja, é prejudicial para o celíaco;

Leia com atenção todos os rótulos ou embalagens de produtos industrializados e, em caso de dúvida, consulte o fabricante, se persistir a dúvida, não consuma;Procure um médico ou nutricionista para mais informações e orientações.


Postado por Bruno Garbini e Danielle Loverri

Fontes consultadas:




Nenhum comentário:

Postar um comentário