quinta-feira, 15 de setembro de 2011

AÇAÍ E ATIVIDADE FÍSICA!!!



     O Açaí é o fruto da palmeira conhecida como açaizeiro. É encontrada no Amazonas, Pará, Maranhão, Acre e Amapá. Por ser muito pequena, de cor roxo escuro e arredondada, lembra uma jabuticaba em tamanho reduzido. Possui caroço grande e pouca polpa. 
     Pode ser consumido em forma de : sucos, doces, sorvetes e geléias e atualmente tem sido consumido na tigela, onde a polpa é acompanhada de frutas e até mesmo outros nutrientes. 
     Na região Amazônica, sua polpa é consumida com farinha de mandioca ou tapioca e inclusive é empregada como ingrediente básico em refrescos e sorvetes, engrossado com farinha d’água ou de tapioca, acompanhando peixes, camarão seco, carnes, arroz e feijão. 
     Além de um ótimo energético, por seu alto teor calórico, o açaí, segundo estudos e pesquisas apresenta um ótimo valor nutricional. É rico em proteínas, fibras, lipídeos, vitaminas (C, E, B1 e B2) e minerais (fósforo, ferro e cálcio) e elevado teor de pigmentos antocianinas (grupo dos flavonóides), recomendados ao controle do colesterol e ainda favorece a circulação do sangue e melhora as funções intestinais. 
     Por ser muito calórico (247 kcal/100g de polpa) e por conter muita gordura deve ser evitado por sedentários e indivíduos que desejam perder peso. 

Benefícios


     Dentre seus benefícios destacam-se a reposição energética, aumento do rendimento em exercícios físicos e combate à fadiga, regulação da função intestinal, auxilio no combate ao envelhecimento, combate aos radicais livres, moléculas que podem danificar células sadias do organismo (Daí seu maior benefício ser o efeito protetor contra uma série de doenças degenerativas, entres as quais a cardíaca) e fortalecimento muscular. 
      Estudos norte-americanos mostram e descrevem a ação dos antioxidantes contidos no fruto contra células cancerosas. Concluiu-se que os extratos do açaí foram capazes de estimular a destruição de até 86% das células de leucemia testadas. 

Açai e atividade física:

     O consumo de açaí tem aumentado a cada dia, e um dos principais consumidores são os atletas, freqüentadores de academias, pois o fruto é altamente energético. (ótimo para pessoas que exercem atividades de alto stress físico). 
     Embora seja bastante saudável, sua ingestão deve ser controlada, principalmente por pessoas que desejam reduzir peso, como atletas que lutam em categorias por pesagem, bailarinas e ginastas. Seu alto valor calórico pode interferir de forma negativa no processo de emagrecimento ou favorecer ganho de peso. 
     Para pessoas ou atletas que desejam manter ou perder peso, ou seja, conciliar o seu consumo com atividade física, o ideal seria consumir o açaí antes do exercício. 
     Para atletas que almejam a hipertrofia, o ideal seria consumir o fruto após o treino, pois devido ao seu alto valor calórico, sobrecarrega o processo digestório e pode levar a desconfortos gastrointestinais, o que pode interferir no rendimento durante os treinos. 

Curiosidade:

50% caroço do açaí + 50% de café...

     O caroço do açaí, após torrado e moído, pode ser adicionado ao café na proporção de 50%, o que reduz o teor de cafeína do café em até 80% e acrescenta inulina que é um açúcar especial para diabéticos, sem alterar cor, sabor e cheiro do café. Desta mistura se obtém um café para diabéticos de alta qualidade! 

Apesar de todos esses benefícios o açaí deve ser consumido com moderação!!!

Postado por: Julia Tineu 


Fontes pesquisadas:

Palácio, Valdirene da silva; et all. VALORES NUTRICIONAIS DO AÇAÍ: UMA REVISÃO LITERÁRIA NO CONTEXTO DA NUTRIÇÃO ESPORTIVA.

http://www.clinicaq.com.br/site/index.php?option=com_content&task=view&id=146&Itemid=32

http://www.einstein.br/espaco-saude/nutricao/Paginas/acai-refrescancia-e-saude.aspx

http://www.aloevita.com.br/index.php?m=informes&ir=atual


SANTOS, Gerusa Matias. Correlação entre atividade antioxidante e compostos bioativos de polpas comerciais de açaí (Euterpe oleracea Mart). ALAN vol.58 no.2 Caracas June 2008





Nenhum comentário:

Postar um comentário