quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Como driblar o sedentarismo?


Televisão, internet, carro, escadas rolantes, trabalho em escritórios e até a integração do transporte público.... já reparou o quanto o nosso estilo de vida atual está nos deixando cada vez mais sedentários? 

Segundo a OMS, o sedentarismo é o quarto maior fator de risco para a mortalidade em todo mundo. A falta de exercícios está associada ao aumento de doenças crônicas não transmissíveis, independente da obesidade. Pessoas sedentárias tem maior risco de ter um ataque cardíaco do que aquelas que são fisicamente ativas. 

Assim, a OMS criou um guia com recomendações de exercícios dividido por faixa etárias, a partir dos 5 anos de idade. 

De 5 a 17 anos: é recomendado, no mínimo, 60 minutos de atividade física moderada ou vigorosa diariamente, principalmente, atividade aeróbia (corrida, bicicleta, etc); 

De 18 a 64 anos: é recomendado, no mínimo, 150 minutos de atividades aeróbicas moderadas semanais ou 75 minutos de atividades vigorosas, ou a combinação de ambas. Além disso, benefícios ainda maiores são obtidos com 300 minutos por semana. 

A partir de 65 anos: as recomendações são as mesmas, porém aqueles que possuem problemas de mobilidade devem se exercitar conforme suas possibilidades. 

Atividade moderada é aquela que nos faz respirar mais forte que o normal e aumenta um pouco a temperatura do corpo, porém não é tão forte a ponto de não conseguir andar e falar ao mesmo tempo. 

Para atingir a recomendação, bastam 30 minutos diários de atividade, que podem ser divididos em 2 períodos de 15 minutos ou mesmo 3 períodos de 10 minutos. Se parece difícil, tente iniciar aos poucos, inclua 5 minutos 3 vezes por semana e vá aumentando aos poucos. 

O estilo de vida atual também leva a não termos tempo de por em práticas essas atividades. Porém, para começar, devemos contar quanto tempo permanecemos sentados durante o dia, muitas vezes sem necessidade. 

Algumas idéias que podem ajudar a deixar o sedentarismo de lado: 

- descer um ponto de ônibus antes ou estacionar o carro mais distante do seu local de destino e ir o restante do caminho a pé;

- atividades como varrer ou aspirar a casa, ajudam a movimentar; 

- da próxima vez que for pegar o elevador ou escada rolantes, pense duas vezes e suba alguns andares de escada;

- aproveite o tempo que sobra do horário de almoço para caminhar; 

- ao invés de mandar e-mail, marque encontros com os amigos e saiam juntos para caminhar ou praticar algum esporte; 

- se trabalha sentado(a), utilize copo para beber água ao invés de garrafa, assim irá levantar mais vezes para ir até o bebedor;

- brincar com crianças é uma ótima maneira de se exercitar e se divertir; 

- inclua atividades de lazer ao ar livre aos finais de semana, como corridas, caminhadas, futebol com amigos. 

Não crie barreiras, coloque a atividade física como uma das suas prioridades e se esforce para incluir mais atividades no seu dia-a-dia, você só terá benefícios, entre eles, sensação de bem estar, de relaxamento e a oportunidade de conhecer novas pessoas e aumentar seu círculo de amizades. 

Postado por: Marcelle Comenale 

Fontes consultadas: 

BRITISH HEART FOUNDATION. Get active, stay active. London, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário