quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Faseolamina, inibidor da absorção de carboidrato


Com o crescimento da obesidade no Brasil é de fundamental importância a busca de soluções que colaborem no tratamento dessa epidemia e mantenha a população dentro dos padrões normais de saúde.

Sob o ponto de vista nutricional o feijão apresenta componentes e características que tornam seu consumo vantajoso. Entre eles, pode-se citar o conteúdo protéico relativamente alto, o teor elevado de lisina, que exerce efeito complementar às proteínas dos cereais, a fibra alimentar com seus reconhecidos efeitos hipocolesterolêmico e hipoglicêmico, o alto conteúdo de carboidratos complexos e a presença de vitaminas do complexo B.

Extraída dos grãos da planta Phaseolus vulgaris (feijão branco), a faseolamina é uma glicoproteina que funciona como um inibidor de amilase e possui efeitos comprovados em estudos, para inibir a digestão e absorção do amido, diminuindo o peso que os carboidratos exercem no ganho de calorias da alimentação.

É obtida através dos feijões inteiros num processo de moagem, drenagem, filtragem e concentração a vácuo, para depois ser re-filtrado, pasteurizado e seco. Esse processo garante um produto final estável que não se altera na presença dos ácidos digestivos, e nem sob altas temperaturas, o que lhe garante uma ação contínua logo após a sua ingestão.

A faseolamina inibe a enzima alfa-amilase e impede a absorção de carboidratos. Reage com a amilase e bloqueia sua ação sobre as moléculas de amido. Isto impede a sua transformação das cadeias de carboidrato em glicose, impossibilitando a absorção intestinal deste componente. Em outras palavras, a Faseolamina serve como um filtro, retirando dos carboidratos parte das energias necessárias e eliminando as toxinas dispensáveis ao organismo.  

TABELA COMPARATIVA ENTRE O FEIJÃO BRANCO E O CARIOCA

Feijão branco cozido com sal
Feijão carioca cozido com sal
Nutrientes
Valor por 100 g
Nutrientes
Valor por 100 g
Calorias
140kcal
Calorias
151kcal
Proteínas
8,23g
Proteínas
5,54g
Lipídeos
0,62g
Lipídeos
5,15g
Fibras
10,5g
Fibras
5,5g
Ferro
2,36g
Ferro
1,99g
Sódio
237mg
Sódio
422mg
Colesterol
0mg
Colesterol
5mg
Fonte: USDA Nutrient Database for Standard Reference 

Entretanto, por ser uma proteína, a faseolamina é desnaturada quando cozida. Sendo assim, para aproveitar ao máximo os benefícios desse alimento, a melhor maneira de consumi-lo é na forma de farinha. Para obter essa consistência, após lavar e secar o feijão bata-o no liquidificador, peneire e conserve em geladeira.

O ideal é que o preparado da farinha de feijão branco não seja consumido durante tempo indeterminado recomenda- se a ingestão por 30 a 40 dias e no maximo 1g/dia , diluída em uma pequena quantidade de água. Pois o feijão cru tem toxinas, que em grandes quantidades podem ser prejudiciais à saúde, causando diarréias, também há pessoas que relatam ter tido um aumento das flatulências depois que começaram a ingerir a farinha.

Evite surpresas desagradáveis, para uma suplementação adequada procure um nutricionista.

Postado por Bruno Garbini e Danielle Loverri

Fontes consultadas

MESQUITA, F. R. et al. LINHAGENS  DE FEIJÃO  (Phaseolus vulgaris L.):COMPOSIÇÃO  QUÍMICA  E DIGESTIBILIDADE  PROTÉICA. Ciênc. agrotec., Lavras, v. 31, n. 4, p. 1114-1121, jul./ago., 2007.



http://www.alanamay.com.br/CASSIIALAMINA_e_FASEOLAMINA.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário