quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Afaste os radicais livres comendo manga!



Agora em outubro, as mangas começam a se destacar nas feiras e supermercados, é o início da safra. Essa fruta, além de muito saborosa e sabor doce, é rica em nutrientes e também antioxidantes. Anualmente, calcula-se que oferta mundial seja de 24 toneladas da fruta, a Índia é a principal produtora, e o Brasil ocupa o nono lugar. A variedade mais cultivada é a Tommy Atkins. A fruta é rica em vitamina A, vitamina C (valores próximos ao das frutas cítricas) e potássio, além de contribuir com a ingestão de fibras.

Além dos nutrientes já citados, a manga vem sendo estudada devido ao seu grande potencial antioxidante, proveniente de compostos fenólicos. Os antioxidantes são capazes de proteger nosso organismo contra os radicais livres, reduzindo os danos celulares.

Um estudo realizado com a parte da polpa e também com a casca da manga encontrou 13 tipos de polifenóis, sendo as maiores concentrações na casca da fruta. O composto mais abundante foi a mangiferrina, classificada como xantona, um dos mais potentes antioxidantes conhecidos. Os estudos com mangiferrina mostraram atividade hepatoprotetora, redução da peroxidação lipídica, proteção contra o câncer, melhora do perfil hipercolesterolêmico e da hiperglicemia e também potencial anti-bacterianos. Um achado importante deste estudo é que a mangiferrina isolada não teve potencial antioxidante tão grande quanto quando comparada junta com os outros polifenóis presentes na fruta!

A manga pode ser consumida in natura e não é calórica: 100g possuem apenas 60 calorias. Um estudo com polpas congeladas de frutas verificou que não há perdas significativas dos nutrientes, assim você pode aproveitar os períodos de baixa safra e fazer sucos.

E mais: um estudo verificou que a casca da fruta não possui grandes concentrações de agrotóxicos e, como visto, é onde estão as maiores concentrações de antioxidantes, assim, não a descarte, é possível utilizá-la em sucos, sorvetes, pães, bolos, etc.

Rolê de Frango com Casca de Manga (fonte: Só receitas )

Ingredientes:
Peito de frango 500 g
Alho 2 dentes
Sal a gosto
Limão ½ unidade
Toucinho em fatias 100 g
Casca de manga em tiras 1 unidade

Molho: 
Casca de manga picada 1 colher (sopa)
Caldo de galinha 1 tablete
Manga picada 1 xícara (chá)
Noz moscada a gosto
água 1 xícara (chá)


Modo de Preparo:
Corte o peito de frango em filés e tempere com alho, sal e limão. Abra os filés, coloque uma fatia de toucinho sobre cada um , enrole e envolve-os com tiras de casca de manga e prenda com palito de dente. Leve ao forno para assar em um pirex untado. Sirva com o molho de manga. Para prepará-lo, junte todos os ingredientes numa panela e deixe cozinhar até formar um molho.

Postado por: Marcelle Comenale

Fontes consultadas:

MARQUES, Adriana et al . Composição centesimal e de minerais de casca e polpa de manga (Mangifera indica L.) cv. Tommy Atkins. Rev. Bras. Frutic., Jaboticabal, v. 32, n. 4, Dec. 2010 .

Masibo, M. and He, Q. (2008), Major Mango Polyphenols and Their Potential Significance to Human Health. Comprehensive Reviews in Food Science and Food Safety, 7: 309–319.

KUSKOSKI, et. al. Wild fruits and pulps of frozen fruits: antioxidant activity, polyphenols and anthocyanins. Ciência Rural, v.36, n.4, jul-ago, 2006.

EMBRAPA. Cultivo da mangueira.

USDA National Nutrient Database for Standard Reference.

Nenhum comentário:

Postar um comentário