Hoje é comemorado o dia do sorvete. Seu surgimento ainda é controverso, mas a maioria dos especialistas acredita que ele surgiu na China, há cerca de 3 mil anos, quando os chineses misturavam neve com frutas. Esta técnica foi passada aos árabes, que logo começaram a fazer caldas geladas chamadas de sharbet, e que mais tarde se transformaram nos famosos sorvetes franceses sem leite, os sorbets. Atualmente, o maior produtor mundial são os Estados Unidos onde, há 40 anos, se iniciou o processo de industrialização. No Brasil, há relatos de que surgiu em 1835.
O sorvete geralmente é visto como vilão em relação à saúde devido aos ingredientes presentes em sua composição, que o torna um alimento rico em gorduras saturadas, aromas e corantes artificiais. Porém, atualmente, a gama de opções é enorme e, fazendo as escolhas certas, é possível mantê-lo na dieta.
Então, antes de saborear um sorvete, siga algumas dicas:
- Uma casquinha de baunilha (de restaurantes fast-food) fornece 196 kcal, além de ser rica em colesterol. Se optar pelo Sundae, que utiliza a mesma massa, as calorias sobem para cerca de 300 kcal. Hoje já existem diversas opções de Frozen Yogurt, que são bem similares, porém são livres de gorduras e, alguns locais ainda oferecem a opção sem açúcar. Se fizer questão da calda, tem locais que oferecem caldas naturais, mas lembre-se que elas levam açúcar, então consuma com moderação.
- Os sorvetes cremosos industrializados são ricos em gordura por levarem leite na formulação. Alternativa: algumas marcas já oferecem opção 0% de gordura e que conseguem manter a cremosidade. Além disso, verifique a tabela nutricional e opte por aquele que tem menor quantidade de gorduras saturadas por porção e que seja zero de gordura trans;
- Opte pelos sorbets, são feitos a base de água, assim não possuem leite e assim possuem menos calorias;
- Na sorveteria por quilo, opte por pegar duas bolas e não caia na tentação de acrescentar caldas, jujubas, granulados e outras guloseimas, pois tudo isso irá aumentar ainda mais as calorias do sorvete. Aposte nas frutas picadas, aveia, granola e semente de linhaça se houver. Além disso, dê preferência aos sabores de frutas e fuja dos de chocolate, nozes e pistache, que são mais calóricos;
- Procure se informar sobre as sorveterias existentes na sua cidade. Em São Paulo, por exemplo, existem sorveterias que trabalham com sorvetes feitos da fruta e sem corantes e opções com leite de soja, que não tem gordura animal;
Mesmo tomando todos esses cuidados, o sorvete não deve estar no seu cardápio diário, mesmo aquele que não tem gordura, possui açúcar, assim deve ser consumido com moderação. E não se esqueça dos picolés de frutas, que possuem bem menos calorias e refrescam da mesma maneira.
Novas perspectivas
E para quem é fã de carteirinha: existem profissionais que estão se dedicando às pesquisas com sorvetes mais saudáveis. É o caso do sorvete que leva gel de linhaça na formulação, desenvolvido na Universidade Federal de Viçosa (UFV) e o sorvete que utiliza a massa do grão da soja desenvolvido pela Embrapa e Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Existem diversos estudos com a adição de probióticos (bactérias benéficas) aos sorvetes. Um desses estudos também adicionou inulina e oligofrutose, dois tipos de fibras. Os resultados mostraram melhora na textura do sorvete e aumentaram o tempo em que ele se manteve sem derreter. Além disso, a oligofrutose foi capaz de manter os probióticos vivos por mais tempo durante o armazenamento, pois ambas as fibras funcionam como alimento para as bactérias.
O estudo mostra que, futuramente, poderemos ter sorvetes com propriedades benéficas e produzidos com menos gorduras, já que as fibras mostraram melhora na textura do sorvete.
Fontes consultadas:
SERPA, SIMONI. Pegue leve na sorveteria. Revista Corpo a Corpo.
AKALIN, A.S.; ERISIR, D. Effects of Inulin and Oligofructose on the Rheological Characteristics and Probiotic Culture Survival in Low-Fat Probiotic Ice Cream. Journal Of Food Science, v.00, n.0, 2008.
FOLHA DE S. PAULO. Brasil comemora hoje o Dia do Sorvete.
GLOBO REPÓRTER. Sorvetes nascidos em laboratório não engordam e são deliciosos.
GLOBO REPÓRTER. Sorvetes nascidos em laboratório não engordam e são deliciosos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário