Os extratos vegetais têm sido utilizados com o objetivo de substituir o leite de vaca, em razão dos seus valores nutricionais. O consumo do extrato de soja ou “leite de soja” tem se intensificado no âmbito mundial, atingindo cerca de 30% ao ano no Brasil.
Entretanto, este alimento possui em sua composição 15 proteínas que podem causar alergias, fazendo-se necessária a busca por outros extratos vegetais.
Um substituto pouco lembrado é o “leite de arroz”, produzido através da quirera de arroz (pedaços não comercializados do grão) ou de arroz integral, que possui diferentes frações protéicas (albumina, globulina, prolamina e glutelina) que apresentam boa digestibilidade.
A bebida à base de extrato de arroz também pode ser uma alternativa às pessoas intolerantes à lactose do leite de origem animal, porém, seu valor nutricional é menor em relação ao extrato de soja.
Estão disponíveis algumas opções do extrato de arroz para o mercado e podem ser encontrado na forma líquida, em pó ou como substituto do creme de leite.
Opções de uso:
O “leite de arroz em pó” é rico em fibra e contém adição de cálcio, vitaminas A e D. Este produto pode ser preparado com café, chocolate, batido em frutas, nas preparações de molhos, cremes e sobremesas, ou seja, em preparações culinárias que necessitariam de leite em pó. Outra informação importante é que este produto não pode ser fervido.
Já o creme de arroz é um excelente substituto para o creme de leite e cremes a base de soja, podendo ser utilizado tanto para receitas de pratos salgados ou doces como strogonoff, molhos cremosos, mousses ou simplesmente com frutas frescas e/ou caldas. Outra característica interessante é que em sua composição apenas 15% são gorduras.
CARVALHO, W. T. de et al. Características físico-químicas de extratos de arroz integral, quirera de arroz e soja. Pesq. Agropec. Trop., Goiânia, v. 41, n. 3, p. 422-429, jul./set. 2011.
JAEKEL, L. Z.; RODRIGUES, R. da S.; SILVA, A. P. da. Avaliação físico-química e sensorial de bebidas com diferentes proporções de extratos de soja e de arroz. Ciência e Tecnologia dos Alimentos. Campinas, v. 30, n. 2, p. 342-348. 2010.
SOARES JUNIOR, M. S. et al. Bebidas saborizadas obtidas de extratos de quirera arroz, de arroz integral e de soja. Ciênc. Agrotec. Lavras, v. 34, n. 2, p. 407-413, mar./abr., 2010.
Postado por: Gabriela Senedez e Wagner Jr.
Nenhum comentário:
Postar um comentário