sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Mirtilo ou Blueberry



O mirtilo é uma fruta nativa das regiões temperadas e no Brasil, seu cultivo está concentrado nas regiões mais altas com de clima frio.

De maneira geral, os frutos possuem em torno de 1 cm de diâmetro e 1,5g de peso, tipo baga e formato achatado com coloração azul-escura, podendo ser destinados tanto para o consumo in natura quanto ao processamento em forma de purês, sucos ou desidratados, geléias, tortas, muffins, snacks e cereais.

Em sua composição estão presentes substâncias que beneficiam a saúde humana, como os polifenóis (ação antioxidante) e antocianinas (pigmento naturais) que combatem radicais livres.

As antocianinas são pigmentos naturais que também auxiliam na prevenção de algumas doenças crônicas, incluindo o câncer, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, aterosclerose e o diabetes. Além disso, relatou-se que as antocianinas inibem a agregação plaquetária, melhoram a função visual, possuem propriedades vasoprotetoras, exercem efeitos neurológicos benéficos, diminui o colesterol ruim e auxilia no tratamento de infecções do trato urinário.

Outro aspecto positivo referente à sua composição é a alta quantidade de água,facilitando as reações químicas e os processos metabólicos do organismo. Possui também quantidade significativa de cálcio e vitamina C.

Infecção do trato urinário: adultos. Enciclopédia da saúde. Disponível em: <http://saude.ig.com.br/minhasaude/enciclopedia/infeccao+do+trato+urinario+adultos/ref1238131537308.html>. Acesso em: 21 out. 2011.

SILVEIRA, N. G. A. da.; VARGAS, P. N; ROSA, C. S. da. Teor de polifenóis e composição química do mirtilo do grupo highbush. Alim. Nutr., Araraquara. v. 18, n. 4, p. 365-370. 2007.

ROCHA, F. I. G. da. Avaliação da cor da atividade antioxidante da polpa e extrato de mirtilo (vaccinium myrtillus) em pó. 93f. Dissertação (Tecnologia dos Alimentos)- Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2009.

Postado por: Gabriela Senedez e Wagner Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário