O carboidrato é um dos nutrientes mais importantes da dieta, tanto do ponto de vista da saúde como o desempenho atlético, por se tratar de um substrato energético de ordem fisiológica e retardar a fadiga nas modalidades esportivas que envolvem exercícios intermitentes e de alta intensidade.
Entre os carboidratos existentes em uma dieta, a frutose é a que produz menor aumento na glicemia quando comparada a quantidades isocalóricas de sacarose e de amido. Essa característica sobre a taxa glicêmica é favorável à população portadora do diabetes, podendo ser utilizada como adoçante na dieta.
Outro aspecto positivo do carboidrato aplicado à prática de exercícios físicos se faz na utilização da maltodextrina que possui um rápido esvaziamento gástrico além de apresentar índice glicêmico moderado, em comparação à glicose e a sacarose.
Estudos indicam que uma bebida com 8% de carboidrato ocasiona lentidão na absorção e no esvaziamento gástrico quando comparado à água e às bebidas contendo 6%.
Recomenda-se a utilização de uma mistura de glicose, frutose e sacarose, isto porque o consumo isolado da frutose pode causar efeitos colaterais como distúrbios gastrointestinais.
CARVALHO, T. de et al. Diretriz da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte Modificações dietéticas, reposição hídrica, suplementos alimentares e drogas: comprovação de ação ergogênica e potenciais riscos para a saúde. Rev Bras Med Esporte. São Paulo, v. 9, n. 2, p. 1-14. 2003.
BORGES, J. H. et al. Impacto da ingestão prévia de maltodextrina + frutose sobre a glicemia e o desempenho de nadadores durante exercício aeróbio. EFdeportes. Bueno Aires. ano 16, n. 160. 2011.
BARREIROS, R. C.; BOSSOLA, G. A.; TRINDADE, C. E. P. Frutose em humanos: efeitos metabólicos, utilização clínica e erros inatos associados. Rev. Nutr., Campinas, v.18, n.3, p. 377-389. 2005.
Postado por: Gabriela Senedez e Wagner Jr.
Nenhum comentário:
Postar um comentário