As lesões do membro superior no esporte são muito frequentes e, em várias modalidades esportivas, podem exigir do ortopedista um conhecimento mais detalhado da sua fisiopatologia para que o melhor tratamento seja alcançado.
A bursite é uma inflamação aguda da bursa que e uma pequena bolsa, com uma fina camada de líquido que está presente em várias articulações, essas pequenas bolsas tem a função de diminuir o atrito entre dois ossos ou um osso e outra estrutura. A bursite do ombro é uma das mais frequentes, porém também vemos bursites no cotovelo, joelhos, quadril e tornozelo e calcanhar.
Principais causas da bursite em atletas adultos:
· Fratura por estresse do úmero distal
· Instabilidades do ombro
· Síndrome do pinçamento
· Lesões do manguito rotador (tendinopatias/rupturas)
· Lesão das articulações acromioclaviculares (traumáticas/degeneração articular)
· Discinesia escapular
É difícil distinguir a dor da bursite e a de um estiramento de músculo ou tendão. A principal diferença é que a segunda se manifesta pelo acionamento ou alongamento do músculo, ao passo que a primeira está relacionada com o movimento do ombro, mesmo estando você completamente relaxado, por exemplo, se deixa os braços oscilarem à deriva na superfície da água numa piscina. A bursite pode tornar-se mais dolorosa, se o problema se agravar, mas a dor será sentida sempre no mesmo lugar, toda vez que a bolsa é contraída numa posição que a irrite.
Estima-se que as lesões do ombro representem de 8% a 13% do total de lesões esportivas.
O tratamento inclui o uso de anti-inflamatórios, relaxantes musculares, aplicações de gelo e redução dos movimentos da área afetada. Casos mais graves podem passar por intervenção cirúrgica. Evitar a automedicação é fundamental.
Postado por Daniela Alvarenga e Elineides Silva
Referências:
SILVA RT. Lesões esportivas no tênis. In: Cohen M, Jorge RA. Lesões nos esportes: diagnóstico, prevenção e tratamento. Rio de Janeiro: Revinter; 2002.p. 709-32.
COHEN, M.; ABDALA, R. J. Lesões nos esportes: diagnóstico, prevenção e tratamento. Rio de Janeiro: Revinter, 2003
HILL JA. Epidemiologic perspective on shoulder injuries. Clin Sports Med. 1983;2(2):241-6.
Nenhum comentário:
Postar um comentário